Pplware

Microsoft pode revolucionar interfaces com tecnologia pré-toque

As interfaces dos smartphones estão a mudar. Depois da Apple ter mostrado o 3D Touch e as suas possibilidades, várias marcas começaram a procurar trazer estas soluções para os seus equipamentos.

Mas, na verdade, todas estas novidades podem estar baseadas numa tecnologia que a Microsoft tem há já alguns anos, mas que funciona de forma inversa aos actuais. Todos os desenvolvimentos foram feitos retirando os toques dos ecrãs, com o pré-toque.

Há já alguns anos que se fala dos desenvolvimentos que a Microsoft faz para alguns dos seus equipamentos, mas que nunca chegam ao mercado. Um dos mais falados e até aguardados equipamentos foi o Nokia McLaren, que traria soluções tecnológias que colocariam muitas das soluções actuais obsoletas.

Uma dessas tecnologias foi agora apresentada no evento CHI ’16: ACM Conference on Human Factors in Computing Systems e revelou a solução da Microsoft, o pré-toque, para a resposta aos 3D Touch e outras tecnologias de pressão para acesso a outras opções da interface.

Ao contrário da Apple e do que outras empresas estão a desenvolver, a Microsoft optou por antecipar o toque dos utilizadores, detectando a posição dos seus dados e, em função disso, mostrar as opções adicionais. Para além desta “localização”, a Microsoft determina também a posição e as aplicações a serem usadas para oferecer aos utilizadores as opções adicionais.

  Tendo já esta tecnologia desenvolvida e, aparentemente pronta a ser usada, é esperado que possa surgir noutro muito aguardado e especulado smartphone, o Surface Phone.

Esta seria mais uma funcionalidade que o tornaria completamente diferente da concorrência e o destacaria no mercado. Interessa, no entanto, saber se é essa a vontade da Microsoft.

Com outras soluções disponíveis, algumas delas mais genéricas e abertas, estas soluções vão passar a ser correntes nos smartphones e usadas por todos. É aqui que a Microsoft tem de apostar para voltar a crescer no mercado dos smartphones.

Exit mobile version