Pplware

Microsoft processada por patentes usadas nos Lumia

Não são nada anormais as guerras de patentes entre as gigantes tecnológicas. Esta é a forma de muitas ganharem rendimentos extra e de garantirem que a sua concorrência não tem acesso a tecnologias que são só suas.

A mais recente vítima é a Microsoft, que está a ser processada por uma pequena empresa norte americana e apenas pela utilização de 3 patentes relacionadas com leds, usados no flash da câmara.


A Microsoft é uma das maiores detentoras de patentes no universo dos dispositivos móveis. É daqui que consegue parte do seu rendimento, especialmente no mundo do Android e das empresas que o usam. Estas patentes são também a forma da Microsoft conseguir acordos e parcerias para ter o seu software presente.

É estranho que o novo caso esteja por isso a afetar a Microsoft. A empresa Lemaire Illumination Technologies LLC entregou recentemente um processo no tribunal da cidade de Marshall, no Texas. Segundo esta a Microsoft fez uso de tecnologia presente em 3 patentes suas.

Em concreto a Lemaire Illumination Technologies LLC acusa a Microsoft de usar nos seus Lumia 950 e Lumia 950 XL a tecnologia nos leds do flash e a forma como estes alteram a sua cor.

Ainda não existe mais informação sobre o caso e nem quando vai ser julgado. Há ainda a possibilidade da Microsoft tentar chegar a um acordo entre ambos e resolver o caso sem que este chegue aos tribunais.

Esta não é uma situação normal pois vários fabricantes usam o sistema de leds nos seus equipamentos e com as mesmas funções que os Lumia da Microsoft. Já antes a Lemaire Illumination Technologies LLC tinha iniciado um processo semelhante com a LG e provavelmente irá avançar com outros no futuro próximo.

Os Lumia 950 e 950 XL já não estão no mercado, mas mesmo assim ainda são usados por muitos como o seu telefone diário, o que poderá dar alguma força a este processo e levar a Microsoft a ter de pagar uma quantia avultada.

Fonte

Conheça o Lumia 950 da Microsoft

Exit mobile version