Pplware

Microsoft estará a preparar um Surface com arquitetura ARM

São já vários os rumores e indícios que indicam para o desenvolvimento de um dispositivo Surface com arquitetura ARM por parte da Microsoft.

As últimas informações, provenientes de um anúncio de emprego lançado pela tecnológica de Redmond, apontam novamente nesse sentido, mostrando até que a Microsoft já está a trabalhar sobre o Qualcomm Snapdragon 845.


O Windows 10 on ARM ainda está em pleno desenvolvimento mas mesmo assim já existem fabricantes interessadas em produzir e comercializar produtos com esta nova versão do Windows 10 da Microsoft. Serão equipamentos que prometem performances aceitáveis para realizar boa parte das tarefas necessárias e com uma autonomia bastante acima da que experienciámos nos terminais atuais.

Desde o lançamento da gama Surface, a Microsoft tem entrado no segmento do hardware que antigamente disponibilizava totalmente para as OEM, ficando assim responsável pelo sistema operativo e algum software. Esta nova abordagem da Microsoft está a dar frutos e, tendo em conta o potencial do Windows 10 on ARM, faz todo o sentido a Microsoft apostar e anunciar um equipamento com este sistema operativo.

As últimas patentes registadas desvendam um conceito para um aparelho dobrável e dois ecrãs, mas não são conhecidos mais pormenores. Espera-se que a Microsoft anuncie algo ao longo dos próximos meses.

Para além disso, uma oferta de emprego para a Microsoft demonstra nitidamente o foco da empresa nesta área. Na oferta de emprego, submetida pela ABAL Techonologies que é responsável pelos recursos humanos da Microsoft, podemos ver que a empresa procura um engenheiro especialista em redes Wi-Fi e em hardware, mais especificamente no Qualcomm Snapdragon 845, que deverá ser anunciado nos próximos dias.

Este foco no novo SoC da Qualcomm cria suspeitas sérias de que a Microsoft estará realmente a desenvolver um dispositivo Surface com processador ARM, a lançar no próximo ano. Um facto que destacará a Microsoft das suas concorrentes é que estas estão a produzir dispositivos baseados na arquitetura ARM mas com o Snapdragon 835, ao passo de que a Microsoft já se está a preparar para a próxima geração de processadores da Qualcomm, garantindo assim tecnologia mais moderna e atual.

Depois das más experiências passadas com os Surface RT, também baseados na arquitetura ARM, a Microsoft parece agora bem mais empenhada neste segmento e atualmente tem vários argumentos de peso que na altura não existiam. O facto de o Windows 10 on ARM emular x86 traz muitas potencialidades e vantagens a esta nova versão do Windows 10 e a Microsoft vai usar isso para tornar o Windows 10 on ARM uma alternativa e uma opção adequada aos utilizadores.

Exit mobile version