Ao gerir o Windows e as apps que nele correm, a Microsoft tem uma posição única para influenciar os utilizadores. A gigante do software não tem por hábito fazer uso desta situação, mas há casos em que parece não conseguir resistir.
Estas são situações que os utilizadores não gostam e têm manifestado a sua posição, o que voltou a acontecer. Desta vez dentro do Office, com a apresentação de publicidade que ninguém pediu e certamente muitos não querem ter presente.
A Microsoft tem explorado o Windows e em algumas situações coloca publicidade direta ou indireta aos seus produtos e aplicações. Esta é uma forma de cativar novos utilizadores, mas que nem sempre é realizada da forma mais clara e que pode condicionar os utilizadores.
Isso está novamente a ser visto no Office, com uma proposta que parece ser muito aliciante para os utilizadores. O pacote Família do Microsoft 365 está disponível por 3 meses por apenas 0,99 centimos de dólar, que até poderá ser interessante.
This is so disappointing. pic.twitter.com/1b9fVMnY2U
— Lee Holmes (@Lee_Holmes) August 12, 2022
O problema desta situação não é a proposta ou o preço praticado, mas sim a forma como está a ser realizado. A Microsoft colocou estas mensagens num local onde normalmente aparecem notificações de segurança e isso pode enganar os utilizadores.
Por outro lado, o simples facto de surgir publicidade não é do agrado dos utilizadores, ainda para mais num software que está já pago. Estes não querem a presença destes elementos no software, que procuram manter livre de qualquer extra desnecessário.
Microsoft is dropping ads into #Office2021 in an attempt to switch customers to the annual ‘subscription’ #Microsoft365
— Office Watch (@OfficeWatch) August 10, 2022
99 cents for three months isn't bad but it might not be the best choice of Office 2021 users.https://t.co/oRZLw6BmlN pic.twitter.com/QX2ZP9J983
Este tipo de apresentação de publicidade não é novo na Microsoft e provavelmente não irá terminar. A gigante do software normalmente usa locais de elevada visibilidade no Windows para promover as suas apps e os seus serviços, de forma demasiado direta.
Esta não é certamente uma situação que os utilizadores querem no Office ou em outra qualquer app do Windows. A Microsoft tem tentado esta publicidade de forma demasiado direta, o que não agrada a ninguém e que certamente não terá um retorno elevado.