Foi em junho do ano passado que a Microsoft anunciou a sua decisão de terminar o suporte para o Skype no Windows Phone. Mas agora, meses depois de abandonar o Windows Phone, a Microsoft lançou uma nova atualização para esta aplicação.
A decisão de abandonar o suporte ao Skype no Windows Phone não foi entendida pela maioria dos utilizadores. Sendo uma aplicação da própria Microsoft, esperava-se que esta fosse mantida durante muitos mais anos.
Mas agora, e perto da altura em que iria deixar de funcionar nestes smartphones, a Microsoft lançou uma nova atualização. Não se sabe ao certo que traz esta novidade, mas sabe-se que se dedica a tornar o Skype ainda melhor e, provavelmente, trazer de volta algumas funcionalidades que, entretanto, foram perdidas.
Depois de ter avançado de forma firme com a decisão de remover o suporte ao Skype, e eventualmente, acabar com o funcionamento deste, a Microsoft volta atrás na sua decisão e dá novamente suporte ao Windows Phone.
O que é curioso é que a atualização apenas vai poder ser instalada por quem manteve a aplicação instalada no smartphone. Nestes, a atualização será automática e funciona de forma transparente para os utilizadores.
Todos os que já removeram o Skype vão ficar de fora, uma vez que a aplicação já não pode ser instalada pela loja de aplicações do Windows, estando só acessível a quem tem versões mais recentes do sistema operativo.
O fim do suporte do Skype para o Windows Phone é ainda mais estranho quando a própria empresa que o mantém anuncia que a versão mínima para o sistema móvel da Microsoft é precisamente o Windows Phone 8 ou uma versão superior, como pode ser visto aqui.