O ataque massivo de Ransomware de ontem continua a ser uma das notícias em destaque no mundo. Muitas têm sido as reações por parte de empresas, dos utilizadores finais e até a Europol já veio dizer que este foi um ciberataque de “um nível sem precedentes”.
Se o ataque está “aparentemente” controlado (por agora) é fundamental que os sistema continuem protegidos. Mas como é com o Windows XP e outros que já perderam o suporte? A Microsoft dá uma ajuda!
Windows XP ainda é um dos mais utilizados
O dia 8 de abril de 2014 assinalou o fim do suporte mundial da Microsoft ao Windows XP, o sistema operativo que teve o mais longo tempo de vida na história da empresa. No entanto, três anos depois, este sistema continua a ser amplamente usado o que quer dizer que atualmente todas as máquinas com este sistema estão vulneráveis.
Consciente de tal “problema gravíssimo”, a Microsoft reforçou hoje a segurança ao nível do Windows Defender mas lançou também uma “atualização especial” para Windows XP e outros sistemas que atualmente já não têm suporte oficial. O download pode ser feito aqui. Há informação mais detalhada sobre o problema no próprio blog da Microsoft.
Para outros sistemas a atualização de segurança pode ser obtida aqui.
Veja aqui uma demonstração da ação deste Ransomware
Num comunicado, a Microsoft relembra ainda que alertou para tal vulnerabilidade em março deste ano. O Pplware continuará a acompanhar este caso e a dar novas informações caso assim se justifique.
Leia Também…