A Microsoft tem um propósito bem definido no que toca aos processos de autenticação. Quer eliminar de forma rápida as passwords, substituindo-as por outros elementos mais seguros e mais simples de usar.
Já deu alguns passos nesse sentido, mas agora dá um certamente ainda maior. Deu aos utilizadores do Windows 10 a possibilidade de removerem de forma completa as passwords no acesso a este sistema operativo.
A Microsoft quer o fim das passwords
São já várias as medidas que a Microsoft tomou para acabar com as passwords no Windows 10 e nas contas Microsoft. De forma decidida, a empresa tem conseguido criar mecanismos para remover este ponto que muitas vezes é principalmente a falha dos sistemas.
Com a mais recente build do programa Insiders [Build 18936 (20H1)] a gigante de Redmond deu mais um passo. Passa a poder ser definido que a autenticação por password desaparece do ecrã de autenticação do Windows 10. Ficam apenas disponíveis o Windows Hello, o Pin ou as chaves de segurança.
O Windows 10 já não precisa de passwords
Esta nova opção ainda não está, contudo disponível para todos os que estão no programa Insiders. Vai ser disponibilizado de forma gradual e controlada para impedir problemas. Para a ativar bastará aceder a Settings > Accounts > Sign-in e depois ativar a opção Make your device passwordles.
Como é normal neste programa Insiders, a Microsoft irá testar de forma exaustiva esta opção para depois a incorporar numa próxima atualização. Deverá chegar em 2020, no início do ano, como esperado há já vários meses. Claro que dependerá sempre do seu grau de maturação.
O Windows Hello vai ser o centro deste universo
A razão para esta necessidade de acabar com as passwords são simples. A empresa entende que estas são usadas em vários locais e serviços, o que facilita a sua utilização indevida. Torna também mais simples comprometer estes sistemas assim que são descobertas. A Microsoft considera até que um simples PIN de 4 dígitos pode ser mais seguro que uma password.
A empresa vai continuar a desenvolver os seus sistemas de segurança, que no caso do Windows 10 se baseia no Hello. É aqui que inegavelmente vai ser concentrada a gestão dos mecanismos de autenticação.