Pplware

Microsoft alerta para o ataque a várias contas do serviço Outlook

A Microsoft está a notificar alguns utilizadores do serviço Outlook.com face ao ataque levado a cabo por um pirata informático que obteve acesso a várias contas durante vários meses. Com efeito, após ter descoberto a falha de segurança no seu serviço, a tecnológica lança agora o alerta aos utilizadores.

Com o intuito de preservar a segurança e privacidade dos seus utilizadores, a Microsoft pede novas credenciais.


Em causa está o acesso ilegítimo a várias contas do serviço de email da gigante norte-americana. Ainda de acordo com a própria Microsoft, o acesso não autorizado começou a 1 de janeiro de 2019, observando-se até ao dia 28 de março de 2019. Entretanto, a empresa afirma que as informações do utilizador estiveram expostas.

A Microsoft lançou o alerta aos utilizadores do Outlook

Assim sendo, os dados do seu email no Outlook, contactos, endereço de email, nomes das pastas e até mesmo os assuntos do correio eletrónico podem ter sido intercetados. Contudo, o conteúdo do email, bem como os possíveis anexos terão permanecido a salvo. Aqui mais uma vez, de acordo com as declarações da Microsoft.

O caso foi, entretanto, reportado pelo The Verge, fonte através da qual tivemos acesso ao alerta dado pela Microsoft. Aí, podemos confirmar os detalhes do ataque ao serviço de email do Outlook, além das recomendações da empresa. De uma forma sucinta, o passo crucial será mudar as suas credenciais.

A tecnológica afirma que já desativou as credenciais associadas a contas afetadas pelo ataque o seu serviço Outlook. Porém, aconselha os utilizadores a escolher um novo conjunto de passwords com o intuito de precaver qualquer reincidência. Mais ainda, alerta os utilizadores para possíveis tentativas de phishing.

O serviço de correio eletrónico esteve sob ataque

O caso já foi assim confirmado pela própria tecnológica que terá tomado as medidas necessárias para impedir um novo ataque similar. Ainda assim, o seu comunicado termina com a advertência que, por cautela, deverá mudar as credenciais da sua conta Outlook.

Numa última nota, este incidente de segurança ocorre escassas semanas após um antigo investigador de ciber-segurança ter confessado atacar servidores da Microsoft e da Nintendo. O jovem, de 24 anos, Zammis Clark, estava empregue na Malwarebytes. Terá sido aí que aproveitou a sua posição para perpetrar esse ataque.

Agora, a Microsoft voltou a rever as lacunas de segurança no seu serviço, reforçando todo o sistema de segurança.

Exit mobile version