Pplware

É o fim da Limpeza de Disco no Windows 10. Agora temos o Sensor de Armazenamento

microsoft windows 10

Há ferramentas que nos habituámos a ter no Windows e que usamos frequentemente de forma quase automática. A Limpeza de Disco é uma dessas peças icónicas que damos por garantidas.

A Microsoft vai agora eliminar a Limpeza de Disco e substituí-la pelo Sensor de Armazenamento no Windows 10, uma versão mais avançada e com muitas mais funcionalidades.


Todos nos habituámos a recorrer à Limpeza do Windows sempre que a necessidade de recuperar espaço no sistema operativo da Microsoft surgia. Com alguns cliques nos campos certos, conseguia-se recuperar vários gigas, que eram suficientes para manter as máquinas a funcionar por mais algum tempo.

A Microsoft quer agora fazer evoluir a gestão de espaço em disco no Windows 10 e, por isso, resolveu eliminar esta ferramenta que todos gostávamos de usar. A Limpeza de Disco vai desaparecer e dar lugar a outra que já existia no Windows 10, o Sensor de Armazenamento, que vai ser melhorado.

O fim da Limpeza de Disco vai acontecer na próxima grande atualização do Windows, conhecida como Windows 10 October 2018 Update. Nessa atualização passará a ser o Sensor de Armazenamento que será usado, ainda que de forma quase automática.

É precisamente nesta ferramenta que a Microsoft se focou e que quer que seja usada. Para a melhorar o Sensor de Armazenamento passou a fazer uma gestão automática, tendo a possibilidade de eliminar os ficheiros desnecessários em períodos bem definidos. Claro que, se necessário, a limpeza pode ser lançada manualmente.

Uma funcionalidade que interessará a muitos é a possibilidade de entrar em ação sempre que o disco estiver sem espaço. Nessa altura, e para além de eliminar os ficheiros desnecessários, irá também enviar alguns para o OneDrive, aliviando assim o disco. Também esse movimento rumo ao OneDrive será feito periodicamente com a gestão dos ficheiros que não tenham sido usados recentemente.

Para muitos esta pode não ser uma mudança lógica ou até necessária, mas a verdade é que a integração com o Sensor de Armazenamento vai permitir fazer crescer e otimizar uma ferramenta que tantos precisam de usar. Ela irá desaparecer, mas as suas funcionalidades vão ficar e ser melhoradas.

Exit mobile version