Pplware

Intensificam-se os rumores sobre mais um dispositivo Surface

Depois de anunciado o fim do Windows 10 Mobile, muita tinta tem corrido sobre um dispositivo Surface que possa vir a ser inserido numa categoria similar à da antiga gama Lumia.

São vários os rumores sobre o hipotético Surface Phone e muitos deles vão ao encontro das últimas declarações proferidas por executivos da Microsoft e pelo próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella.


Satya Nadella tem afirmado que a Microsoft não vai lançar um dispositivo que esteja dentro da categoria “smartphone” completamente dominada pelo Android e iOS. Ao longo dos últimos anos foi isto que a Microsoft tentou com a gama Lumia e os resultados nunca foram expressivamente positivos, levando até à extinção dos modelos.

No entanto, o CEO da Microsoft não abre muito o jogo sobre o assunto e outros executivos da Microsoft não têm feito declarações comprometedoras. Todavia, isto não quer dizer que não haja informações sobre tal dispositivo. Ao longo das últimas semanas temos tido acesso a vários rumores, uns fundamentados com patentes e declarações, sobre este equipamento.

Os únicos parâmetros que estão praticamente garantidos é que, a lançar algum equipamento deste estilo, será um equipamento destinado a um nicho de mercado devido ao seu conceito e com um preço alto. Segundo o que tem sido noticiado, anda a ser desenvolvido na Microsoft um dispositivo com nome de código “Andromeda” que nos remete logo para a plataforma que pretende unir ainda mais o núcleo do Windows 10 e de todas as suas variantes.

Tal equipamento poderia também estar associado a uma fusão de conceitos, quiçá uma fusão entre smartphone e tablet mas com um poder e capacidade ao nível de um computador, potenciado pelos processadores ARM da Qualcomm e a executar Windows 10 on ARM.

Quanto ao próprio conceito, os indícios apontam para um dispositivo dobrável equipado com dois ecrãs táteis a trabalhar em conjunto, algo idêntico ao conceito Courier desenvolvido há uns anos mas que não viu a luz do dia. Tal protótipo já foi patenteado anteriormente pela Microsoft e mostra uma dobradiça idêntica à do Surface Book que permitiria usar o dispositivo em formato “telemóvel” e formato “tablet”, conforme a necessidade do utilizador.

Para além disso, estão a ser concebidas aplicações e ferramentas destinadas a explorar todo o potencial deste ecrã duplo do dispositivo ilustrado na patente. Um periférico “obrigatório” na gama Surface Pro e que estaria disponível neste caso é a Surface Pen, que elevaria a produtividade deste equipamento devido às suas caraterísticas que conquistaram os utilizadores de outros dispositivos da gama Surface.

A colaboração de Alex Kipman, elemento importantíssimo no desenvolvimento do Kinect e dos HoloLens, leva a crer que a Microsoft poderia estar a adicionar neste aparelho certos elementos de realidade aumentada e virtual, sendo os rumores mais ambiciosos apontam para um ecrã com projeção holográfica a marcar presença neste equipamento.

Como é expectável, não há muita informação concreta e concisa sobre o hipotético dispositivo Surface mas estes rumores apontam para o que tem sido exposto pela Microsoft: um dispositivo que se afastasse do mercado de smartphones e que fosse algo único no mercado, criando novamente uma tendência e categoria de equipamentos.

Exit mobile version