Pplware

Obsolescência programada? O HoloLens deixou de ter atualizações do Windows 10

Os planos da Microsoft para o Windows 10 envolviam torná-lo global às suas plataformas. Estas abrangiam o Xbox, os seus smartphones e até o HoloLens. Se este cenário acabou por se tornar real, a verdade é que há equipamentos que foram sendo deixados para trás.

A mais recente vítima deste progresso parece ser a sua máquina de maior impacto dos últimos anos. O HoloLens viu a sua base de atualizações ser terminada, ficando assim na atualização de outubro do Windows 10.


HoloLens: Uma revolução da Microsoft

Apresentados em 2015, os HoloLens prometiam ser um equipamento único. Com um público alvo muito específico e na indústria, procuravam fazer a ponte entre os mundos virtuais e o utilizador.

Desde o primeiro momento que a Microsoft deu-lhe acesso ao Windows 10, ainda que numa versão adaptada e específica. Era também por aqui que recebia as novidades gerais da plataforma e as atualizações de segurança que necessitava.

O fim das atualizações para este equipamento

A gigante do software tomou agora uma decisão e inesperadamente interrompeu os ciclos de atualização deste equipamento. Os HoloLens originais receberam a sua última atualização com a versão de outubro do Windows 10.

Mais uma vez não foi feito qualquer alerta aos utilizadores. A Microsoft limitou-se a publicar esta informação numa das suas páginas de suporte. A razão para esta alteração no seu suporte também não foi comunicada.

Windows 10 vai continuar apenas com segurança

Ao transitar para este novo estado, o HoloLens fica, contudo, com o Long Term Service (LTS). Isto significa que nos próximos 10 anos este equipamento apenas vai receber atualizações de segurança e melhorias de estabilidade.

Claro que a Microsoft tem, entretanto, a próxima versão do HoloLens pronta a chegar ao mercado. Foi apresentada este ano, no MWC, e procura dar uma experiência ainda maior de imersividade. Mesmo sendo um equipamento com 4 anos, o HoloLens parece destinado a um futuro incerto. Será que estamos perante um caso de obsolescência programada?

Exit mobile version