Pplware

Compra do GitHub pela Microsoft leva programadores para o GitLab

A chegada da Microsoft ao terreno dos programadores está a ser feita pela porta grande, depois desta ter comprado o GitHub. Esta é uma oportunidade de ouro para que a empresa responsável pelo Windows e pelo Office crie laços com esta vasta comunidade.

Mas, se muitos julgavam que esta seria uma integração pacífica, a verdade é que a comunidade de programadores parece estar a abandonar o GitHub e os dedos estão apontados ao seu novo dono.


Foi durante o fim de semana que os rumores sobre a possível compra do GitHub pela Microsoft começaram a tomar forma. De uma simples possibilidade depressa passou a ser uma certeza, quando o anúncio foi feito no dia de ontem.

A fuga de projetos do GitHub já começou

Apesar de muitos verem vantagens nesta integração e na passagem do GitHub para as mãos da Microsoft, a verdade é que assim que os rumores começaram a ganhar força os programadores iniciaram de imediato o abandono do GitHub e a procurar alternativas noutras plataformas.

A que mais vezes é escolhida parece estar a ser o GitLab, uma plataforma muito idêntica ao GitHub e que mostrou no Twitter que a debandada está a acontecer e de forma massiva.

Segundo as informações que disponibilizaram, o número de novos projetos no GitLab cresceu de forma exponencial, com a criação de centenas de novos repositórios e projetos por hora.

Estes números devem crescer ainda mais nos próximos dias, agora que está confirmada a compra do GitHub pela Microsoft.

O GitLab vê esta venda como uma oportunidade

Claro que para o GitLab esta é uma oportunidade de ouro para conseguir cativar ainda mais utilizadores. Apesar de serem plataformas similares, o GitLab oferece mais ferramentas aos programadores, sendo uma plataforma mais completa para o suporte a todo o ciclo de desenvolvimento.

https://twitter.com/gitlab/status/1003424041959600129

Para aproveitar este momento e conseguir mais utilizadores, o GitLab disponibiliza uma ferramenta para apoiar na importação para a sua plataforma os projetos assentes noutras plataformas, como o GitHub.

Mais uma vez, a compra de empresas e serviços pela Microsoft causa impacto negativo junto destas. Apesar de estar a mudar e ser hoje uma empresa muito diferente, o estigma negativo ainda acompanha a empresa.

A compra do GitHub pela Microsoft

Exit mobile version