Pplware

É oficial: UE dá luz verde à compra da Activision Blizzard pela Microsoft

A União Europeia acaba de anunciar que dá luz verde à compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Um negócio que envolve 68,7 mil milhões de dólares e muitas questões sobre a forma como tal negócio poderá prejudicar a concorrência e o mercado dos videojogos.


De acordo com a Comissão Europeia, “uma pesquisa de mercado aprofundada realizada pela Comissão indicou que a Microsoft não poderia prejudicar consolas rivais ou serviços de assinatura de vários jogos concorrentes”.

No entanto, seguindo os passos da CMA britânica, a Comissão afirma que “a Microsoft poderia prejudicar a concorrência na distribuição de jogos através de serviços de streaming de jogos em nuvem e que a sua posição no mercado de sistemas operativos para PC seria fortalecida”.

Os compromissos anunciados pela Microsoft conseguiram convencer o órgão, que agora deu um veredicto a favor da empresa de Redmond. Sendo que o compromisso da Xbox em levar os seus jogos para outros serviços de streaming na nuvem, parece ter convencido a organização.

Segundo Brad Smith, presidente da Microsoft, “a Comissão Europeia exigiu que a Microsoft licenciasse jogos populares da Activision Blizzard automaticamente para serviços de jogos em nuvem concorrentes. Isso irá aplicar-se globalmente e capacitará milhões de consumidores em todo o mundo a jogar esses jogos em qualquer dispositivo que escolherem”.

Segundo a Comissão, depois da investigação, concluiu-se que “a Microsoft não teria nenhum incentivo para se recusar a distribuir jogos da Activision” porque a PlayStation/Sony tem uma quota de mercado muito superior (quatro PlayStations para cada Xbox).

Na verdade, “a Microsoft teria fortes incentivos para continuar a distribuir os jogos da Activision através de um dispositivo tão popular quanto a PlayStation da Sony”, afirma a Comissão.

Exit mobile version