No pack de software obrigatório para instalar num novo computador não pode faltar uma app de terceiros para lidar com ficheiros compactados. O Windows 11 vai finalmente acabar com isso.
Windows 11 vai ganhar suporte nativo de ficheiros RAR
Está a decorrer a grande conferência anual da Microsoft dedicada a programadores a Microsoft Build. Entre as muitas novidades que já aqui dadas a conhecer destaca-se agora aquele que poderá ser o fim de um dos mais utilizados softwares para lidar com ficheiros compactados.
Sim, o Windows 11 vai receber suporte nativo de ficheiros RAR o que poderá ditar o fim do WinRAR.
Esta é uma solução de código aberto alimentada pelo projeto libarchive multiformato. A Microsoft diz que isso não oferece apenas uma opção nativa para lidar com ficheiros RAR, mas também com formatos adicionais como tar, 7-zip, gz e muitos outros. Segundo o que é indicado, trata-se de uma “funcionalidade aprimorada” em relação à compactação, quando comparada apps de terceiros.
A empresa não anunciou uma data oficial de lançamento para o recurso, mas o Windows 11 receberá agora uma atualização robusta com suporte para Bluetooth LE, por exemplo, quem sabe se não será aproveitado o momento para tal.
É um facto que software como o WinRAR sempre foi considerado como uma das primeiras coisas a instalar num computador novo, dada a necessidade de lidar com todo o tipo de ficheiros compactados. Resta perceber se, realmente, a solução da Microsoft para o Windows 11 será realmente útil e funcional.
Entretanto, se procura alternativas ao WinRAR deixamos aqui algumas sugestões: