Desde a chegada do Windows 10 que a Microsoft tem estado envolta em problemas de privacidade e de coleta não autorizada de dados dos utilizadores. A telemetria que a empresa recolhe e envia para os seus serviços nunca foi bem aceite e tem dado problemas.
As mais recentes atualizações do Windows 10 vieram tornar este processo mais transparente, mas agora surge um novo problema, com a descoberta da mesma recolha por parte do Office e sem hipótese de ser desligada.
Os problemas de recolha de informação dos utilizadores pelo Windows 10 foram graves e abalaram a confiança dos utilizadores na empresa. Muitos não gostaram de saber que a sua informação estava a ser enviada para a Microsoft e a ser usada.
A gigante de Redmond sempre negou que estes dados seriam usados para outros fins que não a avaliação do seu sistema operativo e para a deteção de problemas, mas esta situação nunca ficou bem esclarecida.
O que muitos não esperavam era que a Microsoft voltasse a cair no mesmo erro e passasse a recolher a mesma informação, mas desta vez no Office. O maior problema é que mais uma vez não notificou os utilizadores assim que ativou esta opção.
Microsoft Word 2016 for MAC, no option to send NO diagnostic data. WHY @Office #privacy pic.twitter.com/UrcnKn94Z8
— Primary Technologies (@PrimaryTechCom) May 18, 2018
Nos últimos dias, muitos utilizadores estão a reportar um alerta a pedir a confirmação para essa recolha, mas sem dar a possibilidade de rejeitar o seu envio. Esta situação acontece tanto no Office para Windows como para macOS.
As duas únicas opções que surgem são a recolha de informação básica, que comporta as definições do Office, capacidades do dispositivo e se o Office tem funcionado bem, ou a informação completa, que adiciona a forma de utilização das apps, funcionalidades e dispositivos. Há ainda neste último modo a recolha de informação detalhada sobre erros.
A Microsoft já reagiu indicado que esta informação serve apenas para melhorar o Office, que os utilizadores configuraram estas opções na instalação e que a podem alterar a qualquer momento. A verdade é que muitos ainda não viram o pedido de recolha de dados ou não têm qualquer uma destas opções em sistemas já instalados.