Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta. Depois da disponibilização do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal por parte da Canonical, as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Ao longo desta semana, vamos conhecer algumas dessas distribuições.
Depois de termos apresentado aqui o Kubuntu, hoje vamos conhecer o super rápido Xubuntu.
O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.
À semelhança do Kubuntu, o Xubuntu 12.10 Quantal Quetzal terá suporte também durante 18 meses e traz as seguintes novidades:
Ambiente gráfico Xfce 4.10
O Xfce 4.10 é apelidado por muitos como o sucessor do Gnome 2 e são muitas as funcionalidades oferecidas. Veja aqui um tour do XFCE 4.10
Documentação para consulta offline
Num único local, os utilizadores poderão consultar informação sobre a distribuição, aprendendo os conceitos básicos da mesma (ver aqui)
Novo Wallpaper
Actualização do Gestor de Logins – LightDM
Novas versões do Catfish (pesquisa de ficheiros) e do Media Player Parole
Além das novidades, o Xubuntu traz ainda:
- Firefox com browser
- Thunderbird como cliente de e-mail
- AbiWord
- Simple Scan como aplicação para scanning
- Transmission para torrents
- XChat IRC
- Orage Calendar
- Pidgin Internet Messenger
- etc
Tenho testado esta distribuição desde que saiu e de facto é impressionante a performance que garante, mesmo tendo um computador com baixos recursos a nível de hardware. Esta distribuição faz recordar algumas versões mais antigas do Ubuntu que se destacaram pela velocidade e simplicidade do sistema. O XFCE é cada vez mais um ambiente de trabalho a ter em consideração!