Pplware

XCP-ng: A alternativa open source ao XenServer sem restrições

A virtualização de sistemas veio criar novos ambientes e novos cenários de negócio. Esta é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters. Mas também existem várias soluções para ambientes domésticos como é o caso do VirtualBox, VMWare, entre outras.

Hoje damos assim a conhecer a plataforma XCP-ng, uma alternativa ao poderoso XenServer da Citrix.


Para quem acompanha o segmento da virtualização, certamente que já ouviu falar no Citrix XenServer. Na prática, o XenServer é um dos hypervisors mais populares do mundo. Este é direcionado para soluções enterprise e datacenter.

XenServer é oficialmente um produto open source. No entanto, pode ser vendido em “edições comerciais” para quem precisar de suporte. Por outro lado, pode ser útil para acompanhamento na instalação de uma solução completa.

Apesar de ser um produto open source, em 2017, a Citrix impôs algumas restrições na utilização do produto. Especialmente ao nível do número de máquinas suportadas pela versão gratuita e retirou também algumas funcionalidades que passaram apenas a estar disponíveis em versões pagas (ex. utilização de memória dinâmica, migração de dados em tempo real, etc).

XCP-ng – A alternativa open source ao XenServer

Baseado no XenServer, o XCP-ng é o resultado de uma cooperação entre uma comunidade de utilizadores e empresas, para conceber uma plataforma de virtualização sem limites e sem qualquer tipo de restrições.

O XCP-ng é caracterizado por ser uma plataforma totalmente open source e por oferecer um conjunto de funcionalidades que foram retiradas da versão gratuita do popular hypervisor XenServer.

Como principais características, o XCP-ng oferece:

Com experimentar?

Para experimentar o XCP-ng basta que obtenha aqui a última versão do ISO e depois use uma ferramenta como o RUFUS para criar facilmente a sua pen de arranque. Pode ver aqui outras formas para experimentar esta solução.

Via

Leia também…

Exit mobile version