Pplware

Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (6)

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


No último tutorial apresentamos aqui algumas das aplicações que podem encontrar dentro de Acessórios, no Menu Principal. Hoje vamos mostrar quais as ferramentas de sistema nativas. Como podemos pela imagem seguinte, são várias as ferramentas que já vêm nativamente com o sistema.

Definições

Como já vimos, através das Definições temos acesso ao “Painel de Controlo” do Linux Manjaro.  Dentro das “Definições” existem opções para configurar a ligação Wi-Fi, Bluetooth, alterar o wallpaper, gerir as notificações, configurar parâmetros ao nível da privacidade, configurar parâmetros ao nível da energia, etc.

LSHW

Através da ferramenta LSHW podemos saber todo o Hardware da Máquina. No caso do Manjaro esta ferramenta tem uma interface gráfica. No nosso caso não conseguimos obter muita informação uma vez que estamos a usar uma máquina virtual com esta distribuição.

Gestor de Impressão

Outra das ferramentas é um Gestor de Impressão, que neste caso é o CUPS. Para quem não conhece o Common Unix Printer Service (CUPS) foi desenvolvido inicialmente pela Easy Software Products, tendo a gigante Apple comprado o código fonte em 2007.

O CUPS é um sistema de impressão e configuração open source que oferece aos utilizadores do mundo Linux uma interface Web simples para configuração das mais diversas impressoras. Este serviço permite a instalação de impressoras locais (ligadas via USB ou LTP) ou então a instalação de impressoras remotas que usem o protocolo IP.

Backups

O Linux Manjaro traz também uma ferramenta para cópias de Segurança, o TimeShift. Esta ferramenta permite definir o tipo de cópia de segurança e indicar, que tipo de informação, pretendemos fazer backup. Todo o processo para a criação de backups é bastante simples graças ao assistente da ferramenta.

Fácil não é? Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Exit mobile version