Pplware

Afinal o Windows 10 S não vai correr o Ubuntu, SUSE ou Fedora

A chegada do Ubuntu ao Windows 10 foi um momento chave para a Microsoft e para as suas ambições de conquistar ainda mais utilizadores. A empresa alargou ainda mais as possibilidades ao trazer recentemente o Ubuntu, o SUSE e o Fedora para a loja de aplicações, prometendo muito mais.

Mas a Microsoft anunciou hoje que afinal estas “distribuições” não vão poder correr no Windows 10 S, mesmo estando na loja de aplicações.


Desde que se conhece o Windows 10 S que se sabe que este apenas vai conseguir correr aplicações que sejam instaladas da loja de aplicações do Windows. Esta imposição da Microsoft destina-se a dar a máxima segurança e ao mesmo tempo trazer o máximo desempenho a todos os equipamentos.

Com a chegada do Ubuntu, do SUSE e do Fedora a esta loja de aplicações, muitos julgaram que o poderiam ter no Windows 10 S, alargando ainda mais as suas possibilidades de serem máquinas dedicadas a quem estivesse interessado em conhecer mais sobre estes sistemas.

A Microsoft acabou agora com esta ideia, ao revelar que, mesmo estando na loja de aplicações, estas versões do Linux não vão poder correr no Windows 10 S.

A razão apontada para esta limitação é simples. Segundo a Microsoft o Windows 10 S é dedicado a utilizadores com menos conhecimentos técnicos, não fazendo por isso sentido que estes subsistemas possam ser usados.

Just because an “app” comes from the Windows Store does NOT automatically mean that it’s safe & suitable for running in Windows 10 S. There are some apps that are not allowed to run on Windows 10 S, including all command-line apps, shells and Consoles.

A Microsoft refere ainda que as aplicações autorizadas a correr no Windows 10 S vão estar limitadas no acesso ao Windows e correr dentro de uma sandbox (ambiente controlado com acesso limitado aos ficheiros e sistema operativo), algo que os subsistemas Linux não vão ter.

A Microsoft não vai limitar o Windows 10 S para produção de aplicações e de código, mas terão de ser usadas outras ferramentas que não o Linux. Para poder correr estas versões do Linux diretamente da loja do Windows, a Microsoft recomenda que seja usado o Windows 10 Pro e um Surface Pro.

Fica, no entanto, a dúvida se a limitação será apenas a estas versões do Linux ou se vão haver outras aplicações que vão estar fora do Windows 10 S, mesmo estando na loja de aplicações do Windows.

Exit mobile version