Pplware

Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (8)

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.

Hoje vamos conhecer o gestor de ficheiros do Ubuntu, o Nautilus.


Uma das ferramentas mais importantes em qualquer sistema operativo é o gestor de ficheiros. No caso do Windows temos o popular explorar e no Ubuntu chama-se simplesmente Ficheiros (Nautilus) e integra com o ambiente de trabalho GNOME.

O Nautilus suporta todas as funções tradicionais de um gestor de ficheiros. Pode procurar por ficheiros ou diretórios,  seja no sistema de armazenamento local ou na rede, organizar os resultados, executar scripts ou até iniciar aplicações.

Como referido, o Nautilus permite a ligação remota a servidores e/ou pastas partilhadas. Para tal basta indicar o nome ou IP do servidor remoto e carregar em Ligar.

Em termos de opções de visualização, são vários os filtros disponibilizados pelo Nautilus. O utilizador pode organizar os ficheiros/diretórios alfabeticamente, por tamanho, por tipo, etc.

Uma vantagem do Nautilus face a outros gestores de ficheiros é o facto de suportar extensões e também scripts que podem aumentar o número de funcionalidades. Em próximos artigos apresentaremos algumas dessas extensões/funções.

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.

Exit mobile version