Pplware

Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (3)

Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.

Depois de ensinarmos a instalar o Linux Ubuntu vamos começar a mostrar algumas funcionalidades básica desta distribuição.


O desafio de hoje é começar a apresentar algumas funcionalidades do sistema e vamos começar pelo Centro de Controlo que no Ubuntu está acessível através do atalho Definições.

Dentro das Definições existem várias opções. É nesta seção do sistema que podemos configurar redes Wi-Fi, ligar o sistema a dispositivos Bluetooth, alterar o Fundo do ecrã e personalizar a Doca.

É ainda possível proceder a vários ajustes ao nível das Notificações, definir a região e idioma do sistema, configurar no sistema os mais diversos serviços da nuvem (ex. Google, Facebook, Pocket, etc), proceder a configurações ao nível da Privacidade, ao nível do Som, Rede, Energia, etc.

Num próximo tutorial iremos apresentar outras funcionalidades que nos permitem gerir todo o sistema. O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.

Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.

Exit mobile version