As distribuições GNU/Linux são muita das vezes usadas pelos utilizadores do Windows, como “ferramenta” de salvamento” do sistema e respectiva informação. Perda de acesso ao sistema originado pelos mais diversos motivos (ex. Vírus, falha no arranque do Windows, etc), esquecimento da password de acesso, são alguns dos cenários em que uma distribuição Linux pode fazer a diferença.
Uma das distribuições mais conhecidas para resolver os problemas referidos anteriormente é o SystemRescueCD. Hoje vamos conhecer o Ubuntu Malware Removal Toolkit.
Ubuntu Malware Removal Toolkit, tal como o nome sugere, é um Ubuntu que dispõe de ferramentas para a remoção eficaz de malware no Windows. A distribuição é liveCD, podendo assim ser executada a partir de qualquer PenUSB/CD, em tempo real e sem nenhuma alteração necessário ao sistema.
Principais funcionalidades
- Detecção e limpeza de malware directamente a partir da versão LiveCD/USB
- Muito simples de usar
- Scripts personalizados para o gestor de ficheiros Nautilus, tornam simples a tarefa de scanning ao disco
- Suporte para os mais diversos protocolos presentes no Windows (ex. RDP)
- Possibilidade de interagir com o registry
- Analise do trafego de rede, usando ferramentas pré-instaladas como é o caso do ntop e BotHunter
O Ubuntu MRT é uma boa ferramenta para quem tiver problemas com o sistema Windows. Com esta ferramenta não há a necessidade de formatar o sistema e até, em certas situações, perder toda a informação presente no disco. Aqui fica a dica para quem algum dia precisar.