Esta semana ficou marcada pela chegada do novo Ubuntu 13.04 Raring Ringtail. Esta nova versão chegou despida de grandes novidades mas foram muitas as melhorias introduzidas, especialmente ao nível do Unity que agora parece ter uma performance aceitável.
A par da disponibilização do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail, que já ensinamos a instalar (ver aqui) e do lançamento das principais Distribuições derivadas (Xubuntu, Lubuntu, Kubuntu,etc), foi também disponibilizado o Ubuntu Kylin 13.04 – O Ubuntu chinês (mas que está também disponível em inglês)
O Ubuntu Kylin“ é uma distribuição Out-of-box, que servirá para aproximar os chineses do mundo open source. Esta distribuição é basicamente uma personalização do Ubuntu, que vai ao encontro das necessidades dos utilizadores e mercado chinês.
Principais novidades
Além do idioma, o Kylin 13.04 incorpora aplicações e recursos adaptados ao mercado chinês, como por exemplo o calendário chinês, indicador da meteorologia, integração com serviços de música chineses, etc.
Com esta versão, é também simples descobrir músicas chinesas através da Dash.
Conheça todas as novidades aqui
Há perspectivas que no futuro a distribuição inclua suporte para serviços como o Baidu maps, serviços de shooping como o Taobao, serviços de pagamentos bancários, entre outros.
De referir que o projecto Kylin não é novo pois o Governo Chinês lançou, em 2007 uma versão baseada no Mach e FreeBSD.