Ubuntu – Crie a sua própria musica com Linux MultiMedia Studio
Nos meus tempos de teenager, em conjunto com um grupo de amigos, decidimos formar uma banda de “garagem”. A partir desse dia, comecei a dedicar muito do meu tempo que tinha livre a tentar aprender por mim a tocar guitarra. As coisas foram evoluindo e acabei por comprar uma pedaleira que me permitia criar sons dos mais diversos estilos. Foi nessa altura que surgiu a ideia de experimentar fazer os meus próprios sons. Para isso, comprava algumas revistas de musica e as vezes lá vinha uma aplicação para PC que permitia criar uns sons malucos.
Actualmente são muitas as aplicações disponíveis para quem gosta de criar a sua própria musica, sendo que muitas dessas aplicações são direccionadas para o sistema operativo da Apple. Hoje vamos conhecer o fantástico Linux MultiMedia Studio para Ubuntu.
Segundo referem no site, o Linux MultiMedia Studio (LMMS) é uma plataforma alternativa a aplicações comerciais como é por exemplo o FL Studio e que permitem criar musica no computador. O Linux MultiMedia Studio inclui a possibilidade de criar melodias, samples, fazer arranjos, etc.
Principais funcionalidades do LMMS
- Editor de sons
- Editor Beat+Bassline
- Disponibilização de muitos efeitos e sons de instrumentos
- FX Mixer
- Piano-Roll para edição de padrões e melodias
- Possibilidade de importar ficheiros no formato MIDI e FLP
- Compatível com muitos standards: SoundFont2, VST(i), LADSPA, GUS Patches, e MIDI
Demos
No site da aplicação estão disponíveis os seguintes demos para terem uma ideia do que é possível criar com o LMMS. Simplesmente fantástico!!!!
- Skiessi - "Advance" (2.0 MB, LMMS development branch)
- Skiessi - "Onion" (2.5 MB, LMMS 0.4.0)
- TobyDox - "Nothing else matters (Classical Remix)" (4.6 MB, LMMS 0.4.0)
- Skiessi - "Black And White" (1.8 MB, LMMS 0.3.1)
- Skiessi - "DSA" (900 KB, LMMS 0.3.1)
- Malex - "Horizon4" (2.4 MB)
- Numarul7 - "Underline" (900 KB)
- TobyDox - "Confused" (1.9 MB)
- Siegel - "DreamWave" (2.4 MB)
- SharkyX - "Experiments" (500 KB)
- Dareenzo - "Dirtysouthnice" (1.2 MB)
- M.A.W.S. - "Das Model" (3.4 MB)
Como instalar o LMMS no Ubuntu?
Quem pretender o LMMS no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos
sudo apt-add-repository ppa:dns/sound sudo apt-get update sudo apt-get install lmms |
Como aplicação open source, fiquei fascinado com o conjunto de funcionalidades disponibilizadas e qualidade dos sons que se conseguem produzir. Antes de experimentar, oiçam um dos demos para “sentir” o poder desta aplicação. O site do projecto disponibiliza muita documentação e ainda uma parte que permite a partilha dos sons criados (ver aqui). Aconselho vivamente a experimentarem…e quem sabe se o vosso futuro com musico não começa aqui! Alguém quer fazer uma música de Verão 🙂 Parece que este ano ainda não há HIT!
Homepage: LMMS
Este artigo tem mais de um ano
Excelente programa. É um FL studio open source. Também é importante divulgar que existe versão Windows. É so agarrar uns VSTis de borla e tem tudo para fazer uma música do ínicio ao fim sem qualquer despesa tirando o vosso PC.
EU QUERIA SABER PORQUE AS VEZES ESTE TIPO DE PROGRAMA NAO PERMITE EDITAR SOM POR CAUSA DO ALSA QUE NÃO CONSIGO RESOLVER
PODEM AJUDAR, SFF.
podias começar por desligar o caps lock antes de escrever
Olha por acaso eu tambem tentei estas coisas mas e windows. Ainda cheguei a ser assistente numa radio e usavamos umas coisas interessantes tambem para editar sons. Sobretudo tirar sons que nao queriamos em certas musicas para depois fazer misturas com jingles… acho que tenho de comecar a reviver esses tempos isto porque quando era pequeno queria ter um estudio a serio de som e imagem… ja que os euros e o meu apontar de baterias para outras coisas nao permitem… os Macs e outros dao para dar a volta ao sistema. Ainda que Linux nao seja a melhor plataforma para som pelo menos tenho de tentar la por casa uma coisa destas. Obrigado pela dica.
Já agora, alguém sabe de algum programa bom tipo ”Virtual DJ” para linux???
http://www.mixxx.org/
VirtualDJ roda muito bem em Wine 🙂
Você usa o VD com Wine? Pode dar mais algum detalhe? Ainda uso windows por necessitar de alguns aplicativos que só rodam nele e/ou Mac (AutoCAD, Photoshop, iTunes, Acid Music Studio, Resolume).
Abraço.
Amigo, ao invés do itunes, use o clementine. Abraço.
ja agora so para informar esse repositorio tem mais dois programas de som
podem ver aqui
https://launchpad.net/~dns/+archive/sound
como que conecto a minha guitarra neste programa. tem como? como usar igual o fl studio.. com efeitos e para gravaçao!!