O Ubuntu Budgie passou a fazer parte da família Ubuntu há uns anos. Esta distribuição vem com o elegante e moderno ambiente gráfico Budgie Desktop, que tem algumas semelhanças com o macOS da Apple.
Recentemente foi lançado o Ubuntu Budgie 19.10 que é baseado na última versão do Ubuntu ‘Eoan Ermine’. Conheçam as novidades.
Para quem ainda não ouviu falar, o Budgie (anteriormente designado de Budgie Remix) é um ambiente gráfico de trabalho limpo e fluído que constitui uma alternativa perfeita aos populares projetos nesta área. Tal como o Ubuntu “tradicional”, o Ubuntu Budgie dispõe de várias ferramentas nativas para gestão do sistema e para simplificar algumas ações.
Principais novidades do Ubuntu Budgie 19.10
O Ubuntu Budgie 19.10 traz algumas novidades interessantes aos utilizadores. Como referido, esta nova versão é baseada no novo Ubuntu 19.10 e terá suporte durante 9 meses (até julho de 2020). Quem pretender uma versão Long Term Support (LTS), deve instalar o Ubuntu Budgie 18.04.
Esta nova versão vem com o budgie-desktop versão 10.5 que corre sobre o GNOME 3.34. O suporte para gráficas NVIDIA foi melhorado, sendo estas (na generalidade) reconhecidas automaticamente. O driver encontra-se integrado na própria imagem ISO desta distribuição.
Esta versão passa também a suportar o sistema de ficheiros ZFS (Zettabyte File System). Este sistema de ficheiros foi desenvolvido pela Sun Microsystems (atualmente Oracle) para uso no Unix.
Destaque ainda para o facto de vir com o Linux kernel v5.3 e com o LibreOffice 6.3. Todas as novidades desta distribuição podem ser consultadas aqui.
Se procuram uma distribuição ainda mais robusta que o Ubuntu então experimentem este novo Ubuntu Budgie 19.10. O desempenho desta distribuição é muito interessante e a fluidez de todo o ambiente gráfico garante e melhor experiência aos utilizadores.