Pplware

Ubuntu 20.10: É hora de experimentar o novo sistema num Mac

O novo Ubuntu 20.10 já está disponível para download. Esta versão não é propriamente uma revolução no sistema, mas sim uma evolução. O Ubuntu sempre foi uma das distribuições Linux que mais atraiu os utilizadores, quer os mais antigos como os mais recentes.

Saiba como experimentar o novo Ubuntu 20.10 num Mac.


Existem várias formas de experimentar o novo Ubuntu 20.10 num Mac. Uma das mais simples e seguras é virtualizando o sistema. Para esse efeito existem várias ferramentas, como é o caso do VirtualBox, VMWare ou o Paralleles.

Aprenda a criar uma máquina virtual no Mac para o Ubuntu 20.10

Para este artigo recorremos ao VirtualBox para criar uma máquina virtual. O VirtualBox é uma das ferramentas gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas.

Para criarem uma máquina virtual basta abrirem o VirtualBox e carregar em criar. Em seguida basta atribuir um nome à máquina a criar.

Em seguida indiquem a quantidade de RAM que vão disponibilizar da máquina física para a máquina virtual.

Indiquem agora que pretendem criar um disco virtual para a máquina virtual.

No tipo de disco rígido escolham, por exemplo, VDI.

Relativamente ao armazenamento, escolham a opção Dinamicamente alocado. Desta forma o sistema virtual irá usar o espaço que apenas necessita.

E está feito em termos de configurações da máquina virtual. Podem, dentro de configurações, alterar alguns parâmetros de acordo com o sistema que têm.

Criada a máquina basta que carreguem no botão Iniciar.

Aquando do arranque é solicitado para indicar a imagem com o sistema a instalar. Se não estiver na lista, carreguem em Add e depois indiquem o caminho da imagem.

No arranque já do sistema devem escolher Ubuntu para iniciar o assistente de instalação.

Sendo uma versão LiveCD, podem proceder à instalação do sistema em si ou simplesmente experimentar.

Num próximo tutorial iremos ensinar a instalar este sistema. É verdade que a dificuldade é mínima, mas sempre é uma ajuda a quem nunca o fez.

O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições Linux se tornaram populares. De referir também que o Ubuntu 20.10 traz já suporte para o Raspberry Pi 4.

 

Leia também…

Exit mobile version