Foi no passado mês de abril que a Canonical lançou a versão final do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) que está disponível nas versões Desktop, Server, Cloud e outras variantes, sendo que são várias as novidades que fazem desta versão uma das melhores lançadas pela Canonical.
A interface Unity já era e agora o Ubuntu vem com o maravilhoso ambiente gráfico GNOME. Hoje vamos mostrar como o podem personalizar.
Se já instalou o Ubuntu 18.04 LTS e quer fazer algumas personalizações ao nível do ambiente gráfico então a melhor ferramenta para o fazer é o Tweaks (anteriormente designada de Gnome Tweak Tool). Esta ferramenta já vem com o sistema e, em português, tem o nome Ajustes.
Depois de executarem esta ferramenta, irão reparar que são várias as opções disponíveis, que se encontram organizadas por diversas categorias:
- Ambiente de trabalho
- Aparência
- Aplicações de arranque
- Barra de topo
- Energia
- Espaços de trabalho
- Extensões
- Janelas
- Letras
- Teclado & mouse
Ambiente de trabalho
Dentro de Ambiente de trabalho podemos, por exemplo, indicar se pretendemos ícones no ambiente de trabalho ou então selecionar individualmente alguns atalhos que são apresentados.
Aparência
Na categoria Aparência podemos escolher qual o tema a usar, ícones para o cursor, imagem de fundo, etc.
Aplicações de arranque
Tal como o nome sugere, nesta opção podemos indicar quais as aplicações que devem arrancar aquando do arranque do sistema.
Barra de topo
A barra de topo também pode ser personalizada. Podemos, por exemplo, apresentar a percentagem da bateria, o número das semana, a data, etc.
Espaços de trabalho
Em espaços de trabalho podemos definir quantas áreas de trabalho virtual temos.
Janelas
Dentro da opção janelas é possível personalizar um conjunto de ações que certamente o permitirão a ter uma melhor produtividade e experiência de utilização.
Letras
Ao nível das letras podemos indicar qual o tipo de letra que pretendemos ao nível do título da janela, shell, etc.
Teclado & mouse
Por fim, ao nível do Teclado & mouse, é possível definir vários tipos de ações. Podemos, por exemplo, definir um perfil de aceleração do rato, ter um atalho para localizar o ponteiro do rato, desativar o touchpad enquanto digita, etc.
Esta ferramenta é sem dúvida bastante completa e funcional. Num próximo artigo iremos apresentar outras funcionalidades que estão presentes nesta versão do Ubuntu, assim como algumas aplicações.