Pplware

Já é conhecido o novo ecrã de Login no Ubuntu 17.10

No dia 19 de outubro de 2017, a nova versão do sistema operativo Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) chega ao mercado com novidades e funcionalidades.

A mudança que mais tem dado que falar é o regresso do GNOME Desktop ao Ubuntu. Inevitavelmente, com esta mudança, muitos outros aspetos irão sofrer alterações. Para além da mudança dos botões de controlo de janela para o lado direito e da nova dock que será incluída na próxima versão, também o Ecrã de Login da próxima versão do sistema operativo será alterado.


Nas builds atualmente disponíveis da próxima versão do Ubuntu 17.10, o ecrã de Login e o Ecrã de Bloqueio possuem uma aparência diferente, passando a ter semelhanças com outras distribuições que usam o GNOME Desktop.

Esta é a aparência do Ecrã de Login que vem como opção padrão em todas as distribuições que utilizam o GNOME Desktop. De facto, esta imagem não tem muito a ver com a combinação de cores que caracterizam a distribuição de Linux comandada pela Canonical.

Por isso, os engenheiros que trabalham diariamente na distribuição decidiram dedicar algumas horas do seu trabalho a retocar o design do Ecrã de Login e que permite aos utilizadores acederem ao sistema operativo.

Como é possível reparar, o background foi alterado para uma cor a fugir para o roxo e os botões possuem agora a cor laranja que combina com as cores que caracterizam o sistema operativo.

De qualquer das formas, os utilizadores terão a liberdade para alterar a imagem de background como já anteriormente era possível. Bastará aceder às Definições do Sistema, mais precisamente na secção com o nome “Aparência” e escolher uma imagem como Background para o sistema operativo.

De facto, esta não é uma mudança que acrescenta alguma coisa ao sistema operativo ou que altera o modo de funcionamento do sistema operativo para os utilizadores. Ainda assim, é bom, de vez em quando, ter alguma informação que nos alimente durante o tempo de espera até termos acesso à próxima versão do Ubuntu. Deste modo, vamos tendo uma noção do que a Canonical poderá estar a preparar para o próximo mês de outubro.


Leia também:
Exit mobile version