Pplware

Chegou o novo Ubuntu 17.10 “Artful Aardvark”

Tal como estava previsto, chegou hoje o novo Ubuntu 17.10 “Artful Aardvark”. Apesar de serem várias as novidades, a que mais se destaca é o facto da Canoncial ter (finalmente) trocado a interface Unity por uma versão modificada do GNOME Shell.

Faça já download e instale na sua máquina para conhecer todas as novidades.


A Canonical lança uma versão do Ubuntu a cada seis meses (em abril e outubro), oferecendo o que de melhor há no mundo open-source. Hoje foi dia de disponibilizar a versão final do Ubuntu 17.10 “Artful Aardvark” que traz algumas novidades e alterações interessantes.

Apesar de não ser uma versão LTS, o Ubuntu 17.10 será uma versão marcante para a Canonical uma que abandona a sua própria interface, a Unity. Além da interface Unity a Canonical deixa também cair o servidor gráfico Mir e passa a usar o Wayland. De salientar que a Canonical não mata por completo a interface Unity, apenas deixa de dar suporte.

Há outras alterações, que chegam com o Ubuntu 17.10 “Artful Aardvark”, que mostram a mudança de caminhos da Canonical. Os botões de controlo de janela (maximizar, minimizar e fechar) passam para a direita (por omissão).

Esta versão vem com o Linux kernel 4.13, glibc 2.26, gcc 7.2 e muitas outras atualizações ao nível das aplicações. Está também disponível um novo wallpaper várias aplicações do GNOME e também algumas extensões de shell do GNOME, incluindo uma Dock e um tema.

Num próximo artigo o Pplware irá apresentar as principais novidades desta distribuição da Canonical que ainda se mantém bem viva.

Obter o Ubuntu 17.10 “Artful Aardvark”

Leia também…

Exit mobile version