Pplware

Canonical: Ubuntu 13.10 não virá com o XMir por omissão

Uma das novidades que estava a ser preparada para a versão final do Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander) era o XMir. O XMir é um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc) mas…devido a “questões técnicas” , este servidor gráfico não virá por omissão no Ubuntu Saucy Salamander.

Em Junho a Canonical decidiu que o Mir + XMir viriam por omissão no Ubuntu 13.10 mas tal não irá acontecer devido a “questões técnicas.Esta decisão não afectará o Ubuntu Touch, já que para esta plataforma irá ver usada uma versão nativa do Mir + Unity 8.

De acordo com um post publicado na mailing-list do Ubuntu-devel, pode ler-se que existe um problema, ainda não resolvido,ao nível do XMir (camada que permitirá a compatibilidade entre o servidor X e o Mir),  ou seja, na prática não há ainda suporte a 100% para o modo multi-monitor que permitirá estender o monitor.

We always planned to ship Mir + XMir on Ubuntu 13.10 Desktop but after months of furious XMir development we needed to make a judgement call about whether we could assure a quality overall Ubuntu Desktop experience with XMir across all supported configurations. While Mir is in good shape for this and XMir is close, we didn’t feel that the user experience around XMir’s multimonitor feature was meeting the parity standard.”

No entanto, tanto o Mir como o XMir estarão disponíveis no repositório oficial do Ubuntu, podendo os utilizadores usar no sistema.

Exit mobile version