Em momentos de crise financeira há que avaliar as despesas e encontrar alternativas mais baratas. Apesar do software ter um custo (em muitas situações até elevado), a verdade é que só se repara nesta despesa na hora de pagar a factura.
Na área do software há sempre o software gratuito que pode ajudar a poupar uns bons milhares de euros. Foi a pensar na poupança que a cidade de Turim (Itália) decidiu mudar para Ubuntu e LibreOffice, abandonar a Microsoft, e assim poupar 6 milhões de euros.
Turim quer ser a primeira cidade Italiana a mudar para alternativas aos produtos da Microsoft. De acordo com um relatório do site repubblica.it, o objectivo é mudar cerca de 8300 PC’s, usados pelas autoridades locais, de Windows para Linux.
O preço total da migração dos PCs com Windows XP (cerca de 80% usados pelas autoridades locais) para outra outra versão, juntamente com o suite Office, custaria à cidade cerca de 22.000.000 € (29500 mil dólares) a um período de cinco anos. No entanto, com a adopção do Ubuntu e do LibreOffice o valor ficará pelos € 16 milhões ($ 21,4 milhões)…uma poupança na ordem dos 6 milhões.
A migração para Ubuntu e LibreOffice começará já em Outono e espera-se que em um ano e meio todo o processo esteja concluído.
Depois da seguradora tranquilidade, da cidade de Munique, a Agência Espacial Europeia, a Nasa, entre outras, a cidade de Turin prepara-se também para marcar a história do mundo Linux e poupar uns bons milhões.
E em Portugal…acham que se devia seguir o mesmo exemplo?
via repubblica.it