O ano de 2016 está quase a acabar mas antes é preciso ficar a saber o que de melhor tivemos neste ano. As escolhas são sempre difíceis de fazer e, muita das vezes, questionáveis.
Hoje o nosso TOP é relativo às melhores Apps Open Source que experimentamos em 2016.
Atom
O Atom, o popular editor de código do Github, é um dos preferidos dos programadores devido às funcionalidades que oferece. O Atom permite que os programadores acedam à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github. Além disso, permite também o acesso a temas completamente personalizáveis e a uma comunidade que está a desenvolver módulos e extensões para o Atom.
NextCloud
Lembram-se do projecto ownCloud? O Nextcloud não é nada mais que um fork do ownCloud, uma plataforma para partilha de ficheiros, fotografias, vídeos, etc. Além disso é possível ter um serviço de calendário partilhado, contactos, etc.
Blender
Quando se fala em Open Source e suite para desenvolvimento de conteúdos 3D, o nome mais sonante é o Blender. O Blender oferece uma interface bastante bem organizada com ícones muito intuitivos e uma área de trabalho super agradável.
O Blender permite definir teclas de atalho, suporta Add-ons (através de Python Scripts), entre outras funcionalidades.
Adminer
O phpMyAdmin é indiscutivelmente a plataforma mais popular para gestão de base de dados MySQL. No entanto, o Adminer oferece um conjunto de funcionalidades, como a experiência do utilizador, desempenho, segurança, suporte a muitas funcionalidades do MySQl, que garantem a esta plataforma uma superioridade em relação ao phpMyAdmin.
Proxmox
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
E são estas as 5 apps/ferramentas Open Source que escolhemos para este final de ano. Gostaríamos agora de saber qual é o vosso top 5 ou que sugestões de apps para incluir num top deste tipo.