Pplware

TOP 4 – Gestores de partições para GNU/Linux

Particionar um disco (seja de pequena ou grande capacidade de armazenamento) traz um conjunto de vantagens que podem ser conhecidas aqui.

Tal como no Windows, criar partições em sistemas GNU/Linux também é algo bastante simples e rápido, no entanto, devem ter algum cuidado se tiverem de apagar alguma das criadas. Hoje sugerimos 4 gestores de partições para sistemas GNU/Linux.


Devido ao enorme espaço de armazenamento que atualmente os discos rígidos disponibilizam e também por questões de separação de informação e segurança, é comum particionarmos o nosso disco. Esta é uma tarefa que se realiza (por norma) antes de ter algum sistema operativo instalado, mas existem também ferramentas que permitem gerir o espaço dessas partições posteriormente.

#1 – fdisk

O fdisk é provavelmente a ferramenta mais conhecida do mundo Linux para criar e gerir partições. Tem suporte para os mais diversos formatos das tabelas de partição, incluindo MS-DOS e GPT. Apesar de não ter uma interface muito user-friendly, o fdisk permite ver, criar, apagar e editar partições.

#2 – GNU Parted

A ferramenta GNU Parted permite facilmente manipular tabelas de partições. Tal como o fdisk, esta é uma ferramenta gratuita e não possui interface gráfica sendo todas as operações realizadas através de linha de comandos. É possível usar scripts para reorganizar o espaço em disco, copiar informação entre discos e fazer clones.

#3 – Gparted

O Gparted é uma ferramente gratuita é baseada em Linux, mas não se limita a esse sistema operativo. O GParted é desenvolvido em C++ e usa o toolkit gráfico gtkmm, com o objetivo de manter a interface gráfica o mais simples possível, em conformidade com o Human Interface Guidelines.

#4 – Qtparted

O Qtparted é um “clone” do popular Partition Magic. Esta ferramenta foi desenvolvida em C++ usando o toolkit Qt. Esta ferramenta tem também interface gráfica, e como as outras já apresentadas permite manipular facilmente a tabela de partições. O Qtparted tem suporte para os sistemas de ficheiros Ntfs, ReiserFS, JFS, Ext2/Ext3 e XFS.

Além das ferramentas aqui apresentadas, existem muitas outras gráticas para GNU/Linux e também para outros sistemas operativos. Se tiverem sugestões, deixem nos comentários para analisarmos posteriormente.

Qual a vossa ferramenta de partições favorita?
Exit mobile version