Foi durante a edição de 2014 da CeBIT que Mark Shuttleworth deu a conhecer o intervalo de preços que serão praticados na comercialização de Smartphones com Ubuntu. Segundo o CEO da Canonical, os preços dos smartphones rondarão os 200 e os 400 dólares (~entre 150€ a 300€) e ainda estarão à venda este ano.
Shuttleworth aponta também armas ao Android referindo que este não foi desenhado para ser o nosso “sistema pessoal”.
Foi durante uma apresentação na CeBIT – maior exposição comercial do mundo no domínio dos serviços de telecomunicações digitais e TI que se realiza em Hanôver que Mark Shuttleworth tornou publicas algumas informações interessantes.
Como o Pplware já informou, a espanhola BQ e a chinesa Meizu serão as duas primeiras empresas a disponibilizar smartphones com o Ubuntu Phone OS. Shuttleworth revelou agora que os equipamentos com Ubuntu Phone vão custar entre os 200 e os 400 dólares, preço esse que foi pensado com o objectivo de oferecer uma equipamentos de alto nível para garantir a melhor experiência de utilização.
Ours will come out in the mid-higher edge, so $200 to $400. We’re going with the higher end because we want people who are looking for a very sharp, beautiful experience and because our ambition is to be selling the future PC, the future personal computing engine
Shuttleworth reconhece também que a Canonical chegou atrasada ao mercado dos smartphones mas não vê que isso seja um problema até porque assim, é possível, pensar no que a concorrência não pensou. Para Shuttleworth o Android não foi desenhado para ser o nosso “sistema pessoal”…algo que a Canonical aproveitou para implementar aquilo que designa de “unificação de sistemas”
“Android wasn’t designed or built to be your personal computer,”. “We have the benefit of starting late so we were able to think about it very deeply before it got going.”
Android has served its purpose for sure, but perhaps it’s time for something new. If you really look at the heart of Google’s business model I don’t think it totally depends on Android, because they have great services
O Ubuntu Phone chegará em breve aos mercados e o ecossistema de aplicações está também a rescer. A Canonical está empenhada em trazer as melhores aplicações para a sua plataforma, pois só assim conseguirá ombrear com as plataformas concorrentes (iOS, Android e Windows Phone).
Qual a sua opinião relativamente ao intervalo de preços divulgado por Shuttleworth ?