Mir,Rolling Distro…a comunidade Ubuntu está atenta.
Como temos vindo a acompanhar, o mundo Linux está em alta e espera-se que este ano seja um ano de mudança de muitos utilizadores para o sistema operativo do Pinguim. Quando se fala em Linux é inevitável não falar do Ubuntu até porque, esta distribuição, pertencente à Canonical, muito tem feito para popularizar o Linux… e a verdade é que tem conseguido e bem!
A Canonical tem apresentado nos últimos tempos projectos interessantes como o Ubuntu Phone OS, Ubuntu para Tablets, entre outros. Recentemente, questões como Mir, o possível substituto do X-Window e X.org e a possibilidade de transformar o Ubuntu numa Rolling Distro, têm agitado a comunidade Linux. Vamos saber porquê.
Rolling Distro
As rolling distro são caracterizadas por não terem um ciclo de actualizações de X em X tempo. Por norma as rolling distro têm sempre, nos repositórios, os pacotes mais actualizados , permitindo assim ter um sistema mais bleeding edge. Para muitos elementos da comunidade Ubuntu, esta seria uma forma de ter um sistema mais estável, de continuidade e com pequenas actualizações que poderiam chegar diariamente. A mudança poderia dar a “nova” agilidade que a distribuição precisa para atingir a meta de convergência que a Canonical tem vindo a apresentar com o lançamento do Ubuntu Phone OS e Ubuntu para tablets. As versões LTS seriam mantidas.
Sabe-se que a proposta está em cima da mesa, mas tal mudança não convence Mark Shuttleworth que recentemente publicou um artigo extenso sobre o tema (ver aqui). Para Shuttleworth, uma rolling distro não é uma versão actual do sistema !!!
Mir
Tal como anunciado na Wiki do Ubuntu, a Canonical informou que está em desenvolvimento uma nova geração do servidor gráfico que terá o nome de Mir. A maioria das distribuições Linux executam os ambientes gráficos (ex. Gnome, Kde, XFCE, etc) sobre uma o servidor X.org que recorre ao X-Window. De referir que um grupo de programadores da Redhat, tem vindo a criar o Wayland, uma alternativa open source ao X-Windows, que com este anuncio da Canonical, põe de certa forma em causa a continuidade do projecto.
O Mir será o possível substituto do X-Window e X.org e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores, tanto nos desktops como nos dispositivos móveis. No anuncio oficial é ainda explicado que a não adopção do Wayland se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical.
O Mir deverá chegar já em Outubro de 2013 com o Ubuntu Phone OS sendo que, em Abril de 2014, é previsto que chegue a todos os ambientes de trabalho gráficos.
O sigilo deste projecto não agradou a comunidade Ubuntu e Jonathan Riddell, um dos principais programadores do projecto Kubuntu já veio a publico “pressionar” os membros desapontados com o Ubuntu, passando-lhes a mensagem que as portas abertas na comunidade do Kubuntu – saber mais aqui. O Ubuntu está assim a passar um momento de controvérsia, numa altura em que tudo corria às mil maravilhas para a Canonical.
Qual a vossa opinião relativamente ao Mir e à possibilidade do Ubuntu se tornar uma Rolling Distro?