O Lubuntu é a distribuição perfeita para computadores com baixo poder computacional. Esta distribuição vem com o ambiente gráfico de trabalho LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment que é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os requisitos para gestão de qualquer PC.
Vamos conhecer as novidades do Lubuntu 15.04 “Vivid Vervet” .
O Lubuntu continua a servir rigorosamente os seus princípios: uma distribuição muito leve mas com todas as ferramentas/aplicações que necessitamos.
Como requisitos mínimos esta distribuição apenas necessita de um Pentium II ou Celeron com 128 de RAM.
O Lubuntu 15.04 destaca-se por vir com o:
- LXDE como ambiente gráfico
- Pcmanfm – o gestor de ficheiros do Lubuntu que usa o gio/gvfs (File system abstraction). O Pcmanfm foi desenvolvido por Hong Jen Yee (Taiwan) como uma alternativa ao popular Nautilus.
- OpenBox – O gestor de janelas por omissão do LXDE
- Lightdm – O gestor de login
- Firefox, como browser por omissão
- …e muito mais – ver aqui.
O Lubuntu continua a ser uma boa alternativa ao Windows XP pois tem uma interface bastante parecida, é seguro (não é necessário Antivírus) entre outras características.
Para quem tem uma máquina velhinha, lá perdida pelo sótão ou garagem…é hora de lhe dar uma nova vida. Além do Lubuntu 15.04 espreitem também o Xubuntu 15.04 e o Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet).