Pplware

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (5)

Depois de várias rubricas com a apresentação de várias distribuições Linux, chegou a hora de conhecer melhor uma das distribuições mais populares da atualidade. Chama-se MX Linux e já ultrapassou distribuições como o Ubuntu, Mint, entre outras segundo o Distrowatch.

Pode conhecer, no geral, esta distro aqui e se a quiser instalar já temos também o tutorial de instalação.


No último tutorial mostramos como é simples configurar os parâmetros de rede no MX Linux. Podem ver aqui o tutorial. Hoje vamos falar um pouco sobre o gestor de ficheiros do MX Linux, o Thunar.

O Thunar é o gestor de ficheiros que acompanha as distribuições que têm como ambiente gráfico de trabalho o Xfce. Apesar de não ser tão popular como o Dolphin, este gestor de ficheiros serve bem para quem apenas precisa do básico. O Thunar é rápido e simples. E para um computador com menor poder computacional, é sem dúvida uma excelente opção.

É verdade que não tão completo como o Explorer do Windows (nem de perto), mas como referido tem todas as funções básicas necessárias para a gestão de ficheiros e diretórios. Destaque para o facto de ter suporte para separadores, permitir abrir um caminho diretamente no terminal, criar atalhos, ligar a pastas em rede, etc.

Este gestor de ficheiro tem ainda suporte para plugins que permitem facilitar ainda mais a tarefa do utilizador. Se já instalaram esta distribuição, explorem este gestor de ficheiros e rapidamente vão ficar fãs do desempenho do mesmo.

Estejam atentos aos próximos tutoriais, pois iremos apresentar outras interessantes funcionalidades.

Exit mobile version