Pplware

Microsoft anunciou finalmente um novo cliente Skype para Linux

A Microsoft tinha anunciado, no final da passada semana, novidades escaldantes para o mundo Linux e para o Skype. Não se sabia o que a empresa de Redmond estava a preparar, mas a maioria esperava a tão aguardada actualização.

Mas a espera não foi em vão e está finalmente anunciada a nova versão do Skype para Linux, que era aguardada há anos e que finalmente aproxima esta versão dos restantes sistemas operativos.

Todos os utilizadores de Linux sabiam que o Skype estava parado no tempo e que a Microsoft tinha abandonado a versão disponível, não lhe dando novas versões ou sequer actualizações de segurança. A alternativa que existia era apenas a versão web ou usar a versão disponível.

Mas a espera acabou e a nova versão está disponível para todos os que a quiserem testar. É ainda uma versão Alfa, que vai estar em testes nos próximos meses, mas que está totalmente pronta a ser usada.

Esta nova versão consegue já fazer chamadas de vídeo para as mais recentes versões, disponíveis nas restantes plataformas, mas tem a limitação de não poder fazer chamadas de vídeo para as versões mais antigas.

A nova versão do Skype para Linux

A Microsoft criou esta nova versão assente no protocolo WebRTC, o que garante que esta possa ser desenvolvida e mantida durante os próximos anos.

Trouxe também para a nova interface, que já nos habituámos a ver noutros sistemas, o que garante a partilha de imagens e vídeos muito mais rápida, ao mesmo tempo que possibilita a partilha dos novos emoticons.

É uma versão de testes, mas que todos podem instalar e testar, ajudando assim a Microsoft a criar a versão que todos esperam há já vários anos.

A nova versão Linux para Chrome

Mas para além desta nova versão para Linux, o Skype tem agora também uma nova versão dedicada ao browser da Google em Linux e aos Chromebooks.

A Microsoft criou uma versão que dispensa a instalação de qualquer plugin, podendo os utilizadores simplesmente aceder a web.skype.com para a usarem.

Estas versões estão já disponíveis para todos os que tanto aguardaram pela melhoria de um dos mais usados cliente de IM da Internet. A Microsoft e o Skype voltam assim a investir no Linux e nos seus utilizadores.

Exit mobile version