Pplware

Lista de processadores da Intel afectados pelo Spectre e Meltdown

No segmento da tecnologia, o ano de 2018 ficou logo marcado por vulnerabilidades que afetam especialmente os processadores da Intel. A empresa já referiu que não é a única a registar tais problemas no seus chips e, tal problema, até levou o CEO da Intel a vender ações após ter conhecimento desta falha nos seus processadores.

Saiba quais são, afinal, os modelos dos processadores afetados pelo Spectre e Meltdown.


Vulnerabilidades Spectre e Meltdown! Qual o perigo?

Ambas permitem que piratas informáticos tenham acesso a informações sensíveis ao aceder à memória base do dispositivo.

A primeira vulnerabilidade, Meltdown, consegue remover com sucesso a barreira entre as aplicações do utilizador e as partes sensíveis do sistema operativo.

A segunda vulnerabilidade – Spectre – também encontrada em chips AMD e ARM, pode fazer com que aplicações mais vulneráveis publiquem os conteúdos da sua memória.

As aplicações instaladas nos dispositivos funcionam normalmente em ‘modo de utilizador’. Se uma aplicação precisa de acesso a uma área protegida – acesso ao disco, de rede ou de processador subjacentes – terá de pedir autorização para usar o “modo de segurança”. No caso do Meltdown, um hacker pode aceder ao modo de segurança e à memória principal sem pedir permissão, removendo com sucesso essa barreira e permitindo o eventual roubo de informações da memória RAM das aplicações em curso como, por exemplo, gestores de palavras-passe, motores de busca, emails, fotos e documentos.

Uma vez que que estes são erros de hardware, repará-los é um trabalho bastante complexo. Foram emitidos Patches contra o Meltdown para Linux, Windows e SO X, estando também a ser feitos progressos para fortalecer o software contra futuros ataques do Spectre. A Google publicou mais informações aqui. É essencial que os utilizadores instalem os patches disponíveis imediatamente.

Mas quais os processadores da Intel afetados?

Segundo uma lista publicada pela propria empresa, os processadores afetados são os seguintes:

De acordo com as informações, esta lista ainda não é a final. A Intel refere ainda que quem tiver CPUs AMD, ARM e Qualcomm deverá contactar as respetivas marcas para proceder à atualização de segurança.

Via Intel

Exit mobile version