Pplware

A integração do Linux no Windows 10 cresceu e agora também chegou ao Hyper-V

A cada nova atualização do Windows 10 vemos uma maior integração deste com o Linux. São normalmente pequenas mudanças, mas que representam muito no universo da Microsoft.

Depois de vermos o WSL a funcionar de forma completa e transparente, é hora de haver mais. Agora é o Hyper-V a ter esta aproximação e trouxe o Ubuntu como primeira prova de que pode funcionar bem.


O Hyper-V é a ferramenta nativa do Windows 10 dedicada à virtualização. Esta estava limitada na sua base aos produtos da Microsoft, se bem que tinha a capacidade de correr máquinas virtuais de outros sistemas operativos.

Mas, e graças à introdução do Linux no Windows 10, isto mudou recentemente. O Ubuntu cresceu dentro do Hyper-V e hoje tem já um papel de muito maior destaque. Passou a ser possível instalar a versão 19.04 do Ubuntu de forma direta e com o simples clicar de um botão na interface.

Tanto a versão 19.04 normal como a 18.04 LTS passaram a constar do catálogo de sistemas operativos que podem ser instalados automaticamente. Estes juntam-se à ainda reduzida oferta que a Microsoft e que dispensa qualquer suporte para instalação.

Assim, basta clicar com o botão direito do rato no Gestor do Hyper-V e escolher a opção “Criação rápida” para que surjam estas duas novas propostas de máquinas virtuais a instalar. A Canonical garante as mais recentes imagens para esta instalação, tanto na versão LTS como na normal do Ubuntu.

As vantagens são óbvias para esta disponibilização. Dão mais liberdade ao utilizador, que agora consegue instalar sempre a mais recente versão do Ubuntu com apenas alguns cliques do rato. Ao garantir também as versões mais recentes, impede os utilizadores de usar versões desatualizadas e sem suporte.

Este é mais um passo importante da Microsoft para a integração do Linux no Windows 10. Ao trazer as imagens do Ubuntu para o Hyper-V, dá acesso aos utilizadores a novas máquinas virtuais que rapidamente são criadas e colocadas em funcionamento.

Exit mobile version