Linius – O Linux do Ministério da Justiça
"O Linius é um sistema operativo baseado em Linux e é o resultado de uma opção estratégica de utilização de software livre na justiça, permitindo desta forma a redução de custos em tecnologias de informação. A sua utilização é gratuita e pode ser distribuído livremente.
O projecto Linius é uma iniciativa do Ministério da Justiça, em parceria com o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa). É um projecto desenvolvido em Portugal e por isso constitui um estímulo ao desenvolvimento da indústria de software nacional.
Integra-se num projecto mais abrangente, que tem como objectivo a massificação do uso das novas tecnologias na justiça, com ferramentas mais adequadas às suas necessidades, facilitando o trabalho de magistrados, advogados, solicitadores e de todos os profissionais da justiça e permitindo assim a prestação de serviços de melhor qualidade, aos cidadãos e às empresas.
O Ministério da Justiça está empenhado no desenvolvimento do Linius, na sua divulgação e na formação do seus utilizadores. Pretende-se que este seja um projecto dinâmico, integrando no futuro próximo, mais e melhores ferramentas de trabalho."
Licença: GNU
Sistemas Operativos: Linux
Download: Linius 2006 [701.91MB]
Wiki Linius: Linius
Homepage: Linius
Este artigo tem mais de um ano
Interessante. Saquei o pdf a explicar a instalação e parece tudo muito simples e tal…
Alguém sabe do que é que isto é baseado? Fedora, ubuntu? Se calhar é uma “variante” do caixa mágica não?
Ja agora, ´so dá instalando ou é live cd pra experimentar?
Tem as duas versões em dois CD.
@LemoN
Pelo que sei o Linius é baseado no Caixa Mágica (http://www.caixamagica.pt/pag/f_notc00.php?id=117) que por sua vez era baseado no SUSE, mas que agora vai passar a ser baseado no Mandriva (N encontro um link agora para provar esta afirmação, mas li-a algures).
Já, há tempos, aqui tinha referido o Linius (algures no mês passado).
Depois disso ouvi que o mesmo não é, nem nos tempos mais próximos irá ser, utilizado de forma generalizada nos tribunais.
O custo de desenvolvimento, instalação e manutenção seria muitíssimo elevado (ainda mais do que actualmente com as Janelas 🙂 )e não há suporte técnico suficiente. Além disso os custos de formação dos técnicos e dos utilizadores é incomportável.
Parece, também, que o Linius custou uma “pipa de massa”, estando em aplicação apenas em Conservatórias e Cartórios Notariais.
😀 querem inventar e depois sai mais caro 😛
Sempre serve alguns TaxoMens!
A Caixa Mágica está a fazer uma “Valente” magia…
@ Leal
Existe sim uma versão LiveCD, basta clicares no link para download para ires lá ter.
Ministério da Justiça a patrocinar o desenvolvimento de software??? não haverá um outro ministério com mais competência na matéria?? enfim…..ainda por cima dão PCs aos alunos e professores/formadores com win….cada ministério puxa pra seu lado..porque será?? quando cheira a guito…
boa iniciativa, pelo menos deve dar pa poupar uns tostoes.
mas se é pa funcionarios publicos, tem de ter o solitario, se nao, ninguem konsegue trabalhar. lol
fikem bem
hasta
Isto em termos de manutenção e desenvolvimento deve custar o mesmo que 10 Vista Premium XPTO High End Server BlaBla edition…
por isso, enquanto não houver uma política global e que não pense em amigos e no que é politicamente correcto… volta MS estás perdoada
correcção onde se lê
“mesmo que 10 Vista Premium XPTO High End Server BlaBla edition…”
deve-se ler:
“mesmo que 10x se se usasse o Vista Premium XPTO High End Server BlaBla edition…”
Quem patrocina isto?…é o povinho com os seus impostos…já há versões em PT disponiveis…não sei o porque disto…certamente para dar taxo a alguém da familia ou amigo…a politica é sempre a mesma merd….
Memórias curtas por aqui …
lembram-se da visita do “tio Bill” a Portugal ?
Isto já fazia parte da estratégia do M$, pela sua preocupação do crescimento do software livre no estado português ou a sua implementação nos diferentes organismos .
Ok… continuem a usar “software pirateado M$” ou por software genuíno 100% free open source (porque tudo o que a M$ faz o open source também faz mas melhor e mais seguro para trabalhar).
@JFF
Foi o que ocorreu aqui com a TvCultura-Fundação Padre Anchieta:
“No passado, por não levar os custos envolvidos na posterior manutenção do ambiente, a Fundação assumiu muitas vezes que um sistema operacional gratuito como o Linux poderia ser mais interessante do ponto de vista financeiro. Com a uniformização da infra-estrutura de TI com plataformas Microsoft eliminou gastos significativos com treinamento e serviços exigidos por uma solução de código livre.”
Abraço
Iv@n
Existe já uma coisa destas a orbitar pelas escolas deste pais e que (como é claro) ninguém usa, não sabe usar ou nunca ouviu falar.
Porquê o Caixa Mágica? Porquê perder tempo e dinheiro com isso. O que é que existe de errado com sistemas já maduros com o ubuntu (por exemplo) …
É mais um contracto de milhões prá factura do Povinho pagar.
Boas.
Não quero alimentar a discussão linux/windows mas o Dias tem razão.
Porque não utilizar ubuntu? tá em inglês (nem sei se há em PT)? Azar. os miudos não começam a aprender inglês na primária? e a net tá em inglês e os miudos nao deixam de navegar por causa disso. Bem mas isto estava bom de ver …. com tamanha incompetência dos nossos que mais se poderia esperar? e quem paga é sempre o mesmo, o zé povinho
Fiquem bem e bom fim de semana
_____________________________________________
Micro$ diz:
4 de Outubro de 2007 às 11:25 am
A Caixa Mágica está a fazer uma “Valente” magia…
_____________________________________________
É estranho que ninguem repare nos poucos comentários acertados que por cá se dizem…
Enfim
Encontrei um site muito interessante, para cada grupo de programas (aplicações gráficas, multimedia e audio, utilitários, etc.) tem as principais versões comerciais e as alternativas open source.
http://www.osalt.com/
Discute-se muito o sistema operativo pago/gratuito, ou seja Microsoft-MacOS/Linux (nas suas várias distribuições). Convém não esquecer que, quanto a custos de software, o sistema operativo, em média, não representa mais de 10% do custo do software que se adquire. No site que indiquei e em outros, está-se a falar sobre os outros 90% que é uma fatia bem maior.
Já se sabe que o Linux tem uma fatia pequena nos SO, o que não quer dizer que não deva ser devidamente conhecido e apoiado. É o que faz o New Yok Times (pende para o Ubuntu, tal como a Assembleia Nacional Francesa quando instalou o Linux nos computadores dos seus deputados) http://www.nytimes.com/2007/10/04/technology/circuits/04basics.html?_r=2&oref=slogin&oref=slogin
Tudo isto (leia-se comentários pró-windows) vai da inércia e preguiça do “povinho”, como tanto se deliciaram a dizer…
Só porque aprenderam com o windows pirateado ficaram “viciados” nessa “droga rasca” …
Eu testo regularmente vários Linux e a curva de aprendimento hoje em dia é tão simples e baixa como dos windows, só que a produtividade em ambientes Linux é bastante superior… a não ser que falemos em “joguinhos” …
Pequeno exemplo, que já está (+/-) resolvido em windows e pode levar a uma perda imensa de produtividade: timeouts (hoje em dia de resposta da net: linux 20 segs a net tá ligada ou não, mas temos resposta – windows os time-out podem arrastar-se aos 10 min. em “reparação da lig. sem resultados) mas os que mais gosto são mesmo os de acesso a drives, em especial cd-roms mas tb dvds… devem de ter pouca memória…
E já agora reitero, realmente se não tiver o solitário pra que serve o computador? e que melhor solitário que o MS? e agora q com o Vista até tem novas versões….
E se se venderem 2 mil milhões de computadores com o SO Linux ?
É isso mesmo que vai acontecer com os computadores OLPC. O comentador do NY Times, David Pogue, diz que valem bem o dinheiro que vão custar (200 dólares, em vez dos 100 com que foi lançada inicialmente a campanha OLPC).
http://www.nytimes.com/2007/10/04/technology/circuits/04pogue.html?em&ex=1191643200&en=54a7e1d4ece85192&ei=5087
O que eu acho é que se está a construir a casa pelo telhado, o que vai levar a gastos exorbitantes.
Que tal, em vez de ensinarem (e mal) os meninos em TIC a trabalhar no Windows e MS Office, não começam aí a ensina-los a trabalhar com Linux/Open Office? aí sim, estaremos a criar pessoas que tratam o Linux por você (ao invês de sua excelência) e os custos com a migração diminuirão.
Mas os custos com a manutenção manter-se-ão, pelo menos em termos de servidores empresariais/institucionais, ninguém no seu perfeito juizo irá instalar uma distribuição sem contrato de manutenção e é aí que as companhias como a Red Hat ganham os seus cobres.
Inté