Lakka: A distro que transforma o seu PC numa consola retro
Pela internet existem projetos fantásticos... e gratuitos. O que damos a conhecer hoje chama-se Lakka, e é uma distribuição Linux que transforma facilmente o seu PC numa consola retrogaming.
Conheça melhor esta distribuição que é baseada na LibreELEC.
Distribuição Linux Lakka tem suporte para Raspberry Pi
A distribuição Linux Lakka é um sistema "amigável" uma vez que é fácil de configurar e usar. Além disso, esta distribuição é também, “poderosa” graças ao facto de usar o RetroArch, o conhecido frontend multiplataforma para emuladores, videojogos, etc.
Esta distribuição suporta vários tipos de hardware como o Raspberry Pi e outros mini-PCs semelhantes. A distribuição Linux Lakka é um projeto Open Source desenvolvido pela comunidade sendo baseado na popular distribuição Linux LibreELEC, uma distribuição destinada a sistemas multimédia.
A distro Lakka é capaz de transformar um computador numa consola de jogos retro, com recurso a emuladores. Além da imagem x86 tradicional, suporta Raspberry Pi 0/W, Raspberry Pi, Raspberry Pi 2, Raspberry Pi 3, Raspberry Pi 4, I.MX6 Cubox-I, I.MX6 UDOO, I.MX6 Wandboard, Odroid XU3 /4, Allwinner, Amlogic, Rockchip, Odroid Go Advance, Ambernic RG351P / M, Ambernic RG351V e Nintendo Switch.
Ao nível das consolas ou plataformas de videojogos, é capaz de emular a antiga Nintendo NES, Super Nintendo, Mega Drive (Sega Genesis no mercado norte-americano), PlayStation, jogos Arcade e muito mais graças ao RetroArch.
Num próximo artigo iremos ensinar como podem usar esta distribuição. Estejam atentos.
Este artigo tem mais de um ano
Espetáculo, já vai para o meu velhinho celeron xD
Eu já experimentei as distros RetroPie, Recalbox, Batocera e Lakka e para mim a Batocera é mais fácil e simples de utilizar e é tão potente como a Lakka.
Deixo aqui um tutorial bem explicado, passo-a-passo como descarregar, instalar e configurar a Batocera
https://www.youtube.com/watch?v=KUfHAFyjby0
+1
Testei a retropie e meti a batocera num pc e no pi3b precisamente pela facilidade!
Spectrum ?
Batocera com retroarch como emulador funciona bem