Depois do Windows 10, o novo Ubuntu 18.04 LTS passou também a integrar “funções” capazes de recolher dados dos utilizadores e do sistema. De acordo com as empresas, o objetivo é garantir sempre a melhor experiência de utilização, melhorando posteriormente o desempenho do sistema.
Para quem vai instalar o Ubuntu 18.04 LTS saiba como não permitir que o sistema recolha informação.
Tal como já tínhamos anunciado aqui, a nova versão do Ubuntu vai passar a recolher informação…isto se o utilizador deixar (em principio). A Canonical já referiu, no passado, que a informação recolhida será totalmente anonimizada e que é possível os utilizadores deixarem de fornecer os seus dados a qualquer momento.
Que dados o Ubuntu recolhe?
- Que versão do Ubuntu está a ser instalada
- Se tem conectividade
- Dados do hardware incluindo CPU, RAM, GPU, etc
- O fabricante do PC
- O seu país
- Quanto tempo demorou a instalação
- Se tem o auto login ativo
- As partições do disco
- Se decidiu instalar codecs de terceiros
- Se decidiu descarregar atualizações durante a instalação
Para quem quiser ver todos os dados que são recolhido, basta que espreite o ficheiro /home/NOME/.cache/ubuntu-report/ubuntu.18.04.
Como não permitir que a Canonical recolha dados do sistema?
A primeira opção disponível aparece após a instalação do sistema. Na janela “Help improve Ubuntu” o utilizador deverá selecionar a opção “No, don’t send system info“.
Se o utilizador escolheu a opção “Yes, send system info to Canonical” pode desativar tal opção via linha de comandos. Para tal basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
ubuntu-report -f send no
Após executar o comando anterior, a informação guardada no ficheiro /home/NOME/.cache/ubuntu-report/ubuntu.18.04 é removida. Para quem a Privacidade é mesmo uma questão importante, saiba que pode ajustar o seu sistema a este nível indo a Definições > Privacidade.
Nos próximos dias iremos trazer mais artigos sobre o novo Ubuntu 18.04 LTS. Até agora, a opinião que temos é que se trata de um sistema bastante estável e bem mais limado comparativamente a versões anteriores. Se ainda não instalou, espreitem o nosso tutorial passo a passo.