Já está disponível o novo Ubuntu 16.04 Beta 1
A versão final do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) será lançada já no próximo dia 21 de Abril. Hoje a Canonical lançou o Ubuntu 16.04 Beta 1, estando também disponível já todas as variantes (Lubuntu, Ubuntu Cloud, Ubuntu GNOME, Ubuntu MATE, Ubuntu Kylin, Ubuntu Studio e Xubuntu) com a excepção do Kubuntu!
Seguindo o calendário que foi definido pela Canonical, hoje era o dia para lançamento do Ubuntu 16.04 Beta 1. Não há sinais do Kubuntu e a confirmar-se será a primeira vez na história da Canonical que a versão com ambiente gráfico KDE não será lançada. A segunda versão beta estará já disponível para 2 de Março.
Todas as variantes do Ubuntu agora disponíveis trazem algumas melhorias mas nada muito significativo. Existem actualizações ao nível dos ambientes gráficos de trabalho e também das ferramentas que vêm integradas. No caso do Lubuntu a destacar uma versão para PPC, que permitirá ressuscitar os velhinhos Book, PowerMac ou iMac.
Pplware à conversa com Mark Shuttleworth
O Pplware esteve à conversa com Mark Shuttleworth na MWC 2016 que decorreu em Barcelona, onde falou sobre a aposta da empresa na Internet das coisas como fonte geradora de receita entre outros projectos.
De acordo com a Canonical, o Ubuntu 16.04 LTS será a melhor versão do Ubuntu de sempre e, tal como o Ubuntu 14.04 LTS, terá suporte durante 5 anos.
Download
Download
- lubuntu-16.04-beta1-desktop-amd64.iso (868MB, SHA256, torrent, pkglist)
- ubuntu-mate-16.04-beta1-desktop-amd64.iso(1,592MB, SHA256, torrent, pkglist)
- ubuntu-gnome-16.04-beta1-desktop-amd64.iso (1,252MB, SHA256,torrent, pkglist)
- ubuntustudio-16.04-beta1-dvd-amd64.iso (2,693MB, SHA256, torrent, pkglist)
- ubuntukylin-16.04-beta1-desktop-amd64.iso (1,558MB, SHA256, torrent, pkglist)
- xubuntu-16.04-beta1-desktop-amd64.iso (1,227MB, SHA256, torrent, pkglist)
Este artigo tem mais de um ano
O Antoino Costa devia falar com o Mark Shutelword para criar uma sede cá em Portugal e produzir hardware no nosso território.
E depois a MS ou a JPSC?
há sítios melhor para produzir tecnologia, não ha grandes motivos para ele vir para cá, ele ou outro qualquer.
Desde quando é que a Canonical produz hardware?
É difícil competir com Windows 10 xD. Agora esse Ubuntu é um exelente sistema operacional (operativo ) uso a alguns anos o Ubuntu e recomendo.
Verdade!!! Não tem como o windows competir com o Ubuntu, um sistema infinitamente melhor. Sou usuário de LInux a mais de 10 anos, e não só de Ubuntu, mas de debian, mandriva,opensuse,mint, manjaro e outros. Mas o meu preferido continua sendo o Ubuntu.
Foi o meu primeiro…..mas depois fui pro manjaro e pro debian
Vou ser sincero, quero la saber se o linux é mais leve, rapido, seguro[isso até q importa ahahah]…..gosto de usa lo porq é personalizavel também…mas A RAZAO MAIS IMPORTANTE:
Programação: programar em windows (Visual Studio) é mais facil….mas qnd se aprende a programar com boas praticas a windows causa uma comichão estranha…do genero….ISTO ta mal feito…….
em linux vejo base de dados q até dão inveja….tudo em C++/phython e com o cuidado de embora ser orientado a objetos….com super classes e tudo…..mas msm assim ser leve
+1
programar em linux é outra coisa, recomendo (:
Até parece q se sabe o q faz não é?
ahn?
Excelente sistema Operacional, é fantástico ver o ubuntu crescendo a cada dia, sistema só melhora, na minha opinião é melhor que qualquer microsoft windows que tem por ai, e até melhor que OSX, um sistema muito seguro e estável, o mais incrível é o sistema poder suportar vários sistemas de arquivos, eu com ubuntu consigo enxergar partições windows, mas o windows com a sua limitação não consegue enxergar ext4, com o linux eu consigo fazer dual boot utilizando grub, consigo remover malwares de sistemas windows, consigo rodar em live cd, fico me perguntando pq até os dias de hoje o sistema windows não poder ser rodado via live cd, enfim linux é uma excelente opção para quem quer um SO estável e seguro, ubuntu é realmente um sistema operacional fantástico, não é uma das distros mais leves que existe mas existem tantos sabores derivados do mesmo com interfaces variadas com XFCE, MATE, GNOME, LXDE, KDE, para todo tipo de usuário, liberdade de escolha.
+1
Lembrando que o mesmo virá com suporte nativo ao ZFS, fora o Unity 8 + MIR que poderão ser instalados posteriormente.
zás é bom para servidores, clouds, para utilizadores comuns BTRFS chega e sobra.
zfs
Usar BTRFS como sistema de arquivos em uma unidade principal é ser muito masoquista.
Nunca usei…o máximo que talvez faça será lubunto com o openbox por default.
O Ubuntu é um sistema espectacular!
Em relação ao Kubuntu, vejam isto:
https://plus.google.com/117234606839873900533/posts/VDhBT3vwUmV
Esqueci-em de acrescentar que se calhar em vez de avançarem com especulações sobre o Kubuntu (em que apenas a Softpedia se lembrou de o dizer dia 23), se calhar era melhor tentar perceber junto da comunidade até que ponto é que isso é verdade
Qual o desktop manager do screenshot apresentado?
GNOME3
Sabe o Ubuntu Gnome
Ainda não percebi onde anda o Ubuntu original, com o Unity. É o Kylin?
Essa é a variante para o mercado chinês. O Ubuntu com Unity é simplesmente “Ubuntu”.
Thanks 🙂
Quem estiver preocupado com o Kubuntu, que vá ao Google+ deles saber o que se passa. Parece que o processo atrasou.
não esquecer que o responsável “saiu”
chakra = ARCH + KDE5
E depois? A comunidade continua e as daily builds também. Ainda não se sabe é se vai ser LTS ou não. Algo que não é inédito, visto que já ouve ocasiões em que o Lubuntu não o foi também.
Pessoal, gostaria de saber qual a vantagem de ao usar o ubuntu 16.04 utilizar o sistema ZFS no lugar do EXT4, sempre usei o EXT4 e gostaria de saber se vai valer a pena mudar para o ZFS no qual eu nunca usei, quais seriam as vantagens e desvantagens de usar o ZFS no lugar do EXT4?
http://www.phoronix.com/forums/forum/software/general-linux-open-source/35594-zfs-vs-ext4-zfs-wins
comentário do autor do post:
How can I check the versions of the mdadm, lvm and ext4 drivers? (Sorry for my lack of knowledge but the bulk of my experience is Unix, not Linux.)
se vais colocar um link verifica se é fidedigno.
Para usar ZFS é preciso ter em atenção algumas coisas:
– /boot tem de ser ext4
– A regra é ter 1 GB por TB de disco, penso eu.
– Se não for para usar vários discos com redundância de dados não vale o trabalho, agora se tiver um sistema em que tem o Linux instalado num SSD com ext4 e a /home em 4 discos de 2 TB configurados em RAID6, pode compensar passar a /home para ZFS em RAIDZ2 se a máquina for potente o suficiente e tiver muita RAM (neste caso 8 GB no mínimo). O ZFS previne corrupção de dados em caso de falha repentina do sistema, registar versões anteriores de ficheiros e deduplicação automática (tudo isto come performance). Mas isto tem de ser configurado à pata, neste momento.
Isto é apenas a minha opinião de amador, por isso não a tome como garantida.
Boas pessoal…
Tenho o Ubuntu 14 LTS, consigo já atualizar para esse com o “sudo apt-get dist-upgrade”?
Só no Verão quando o Ubuntu 16.04.1 sair. Para já não é aconselhável fazer a atualização. No entanto quando o 16.04 sair agora em Abril, pode forçar o upgrade fazendo “sudo update-manager -d”
Obrigado. vou aguardar.
Vou esperar pelo 16.04 em versão KDE……… 🙂