PplWare Mobile

Como instalar Snappy Apps no Ubuntu 16.04

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Nuno Alexandre says:

    “Foi no passado dia 25 de Abril que a canonical lançou o novo Ubuntu 16.04” , penso que tenha sido no dia 21 🙂 bom artigo 😉

  2. pedro silva says:

    A ideia é boa mas não é nova. O AppImage ou o xdg-app…
    Esta é uma divisão que não se percebe. Por que não melhorar o existente ao invés de criar um novo exclusivo (para já parece ser apenas em sistemas Ubuntu) programa?
    A ideia em containers ao jeito sanbox é boa mas no caso do snappy/Ubuntu colocam-se graves falhas sobretudo devido ao gestor de janelas utilizado pelo core do SO… Vamos ver no que dá o desenvolvimento…

    • Marcos Alexandre Lemos Rodrigues says:

      Não dá pra saber se os existentes estavam a fim de ajuda, geralmente esses grupos são muito xenófobos, por incrível que pareça.
      graves falhas? O gestor de janelas é o mesmo de todas as distribuições linux, não é o caso do UBuntu, não. E pra resolver isso vem aí o mir.

  3. David says:

    Devo admitir que desconheço algumas especificações tecnicas das vantagens do novo ubuntu. Só há bem pouco tempo percebi que desta forma podemos instalar softwares offline coisa que não era possivel anteriormente.

    Algo que vinha a reclamar algum tempo, penso que eles devem ter lido o que escrevi lol

    Tem muitas vantagens claro que sim… Ainda tenho algumas duvidas… instalei a nova versão em máquina virtual e fui ao site do blender descarregar o pacote… não sei qual é o formato da snap mas partindo do principio que é spa eu dei dois cliques no programa e ele abriu numa pasta. Depois o executavel do mesmo estava ali. Sem qualquer necessidade de instalar no pc. A duvida é, onde meto agora a pasta com o programa e como crio atalho… ainda muitas dúvidas sobre este formato.

    • O Movimento Livre says:

      Só um reparo: era possível instalar software offline em Linux, especialmente em Ubuntu e distros baseadas no Debian (o keryx e o Camicricube era exemplos de programas que cabiam nessa categoria) – felizmente, esta alternativa simplificou todo o processo e traz várias vantagens.

  4. pedro says:

    tudo muito bonito…mas continuamos a precisar do terminal para instalar e actualizar apps…falta de drivers para hardware, desde que me lembro que o linux sofre desses males, se trabalhassem no que descrevi atrás, se calhar o linux teria muitos mais utilizadores. e testei uma carrada de distros, elas todas com os mesmos problemas e depois vem com essa do ubuntu ser cocurrento do windows???? enfim, opiniões, deixei de usar linux por ser pouco prático a sua utilização.
    cumps. a todos

    • pedro silva says:

      Errado. A função está em testes (nos servidores já é primária) e ninguém depende do terminal. Até o Arch Linux tem interface gráfica de instalação pela Central de Programas, Synaptic e outras GUIs para todo e qualquer programa (ou 99% deles).
      Quanto às drivers é igual ao Windows e Mac. Se o hardware é novo é normal ainda não existir embora isso seja culpa dos fabricantes e não das distribuições Linux. A Microsoft não cria drivers, quem as desenvolve são os fabricantes do hardware…

    • David Ramos says:

      Depende do utilizador. O problema dos drivers não é do Linux e sim das marcas

    • Nuno José Almeida says:

      mas continuamos a precisar do terminal para instalar e actualizar apps
      Uso desde 2008 faço tudo com GUI se quiser!

      falta de drivers para hardware
      Tive um portátil bué antigo que não tinha placa gráfica de resto é instalar e funciona!

    • pirolito says:

      [falsa questão Nr.1] Terminal: que é isso? Agora a sério… na (esmagadora) maioria das distros, a interface gráfica resolve todas as questões.
      [falsa questão Nr.2] Drivers em falta? como partilhei há uns meses, tenho um scanner (já com usb) da hp com cerca de 15 anitos da altura do (fim) do Windows98; menos de um ano depois, veio (e instalei) o WindowsXP e adeus scanner: a hp nunca se deu ao trabalho de atualizar os drivers. “Eis que senão quando” experimentei o dito scanner com um Linux (o Mint, creio) et voilà! o scanner ressuscitou dos mortos ‘informáticos’… 🙂

  5. Henrique says:

    Fora do tema: hoje saiu uma vulnerabilidade gravíssima no sistema de IOT da Samsung, que permite a hackers controlarem a casa das pessoas, inclusive abrir fechaduras das portas…

    Se fosse Apple, o pplware já tinha posto, mas como é Samsung, fica na escuridão… E ainda dizem que o pplware é pro-Apple…

  6. sakura says:

    “”Snappy Apps”” e que nome tão complicado ….. isso é igual as “windows universal apps” so que para Linux, ou java_apps. basta o “motor kernel ” e o exe executavel (snppy apps)…….
    só que … sem o processamento em clude a segurança é zero….. a MS tentou durante anos…..
    hãnnn, a MS tb queria updates sem reboots ……..quem sabe.

  7. ww55 says:

    Não esqueça de instalar o ubuntu-snappy-cli primeiro!
    sudo apt install ubuntu-snappy-cli

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.