Pplware

Um hacker já conseguiu por o Ubuntu a correr num Tesla Model 3

A indústria automóvel tem mudado muito ao longo dos anos e está cada vez mais associada a tecnologia e a forma mais eficiente de gerir a energia que tem disponível. A Tesla lidera esta revolução, com todos os seus carros.

Claro que esta tecnologia abre as portas para muito mais, que normalmente nos habituámos a ver noutras plataformas. A mais recente foi feita por um hacker que conseguiu por o Ubuntu a correr num Tesla Model 3.


Os Tesla são carros preparados para ser uma montra de tecnologia, muito para além da sua vertente ecologista. Assentam em computadores que gerem a maioria das suas funções.

Foi precisamente esta máquina, em concreto o novo Model 3 da Tesla, que foi alvo de uma “brincadeira” por parte de um hacker. Algo que se pensava não ser possível aconteceu.

Tal como o vídeo abaixo mostra, o Tesla Model 3 passou a correr também um novo sistema operativo, que neste caso foi o Ubuntu. Este novo sistema correu em paralelo com o sistema proprietário da Tesla.

Foi o utilizador do Reddit trsohmers que revelou o seu feito, mostrando de forma clara o Ubuntu a correr na consola do Tesla Model 3. O acesso feito por SSH é possível, controlando depois a informação que surge no ecrã de controlo do Tesla.

É ainda possível ver o YouTube a correr neste sistema, mostrando que o acesso à Internet existe. A segurança fica garantida com o sistema da Tesla a gerir todos os sistemas de controlo e proteção do carro.

Apesar de ser algo completamente novo nos Tesla, existem já muitos relatos de acesso a carros e aos seus sistemas de gestão e entretenimento, por norma mostrando as suas vulnerabilidades. Neste caso, do Tesla Model 3, esta é uma plataforma demasiado cara para que sirva de montra para este tipo de testes, o que mesmo assim não impediu de ser tentado e conseguido.

Exit mobile version