Uma das coisas que mais me fascina no Ubuntu, é a possibilidade de podermos mudar quase tudo e mais alguma coisa. Seja os tradicionais ícones, wallpapers, barras de ferramentas, menus…entre outros. Relativamente ao Menu principal do Ubuntu, penso que é bastante simples, mas por outro lado não é muito atractivo. No pplware já apresentámos um artigo que ensinava como mudar o Menu tradicional pelo menu do Linux Mint (ver aqui).
Hoje vamos conhecer o GnoMenu, um conjunto de Menus fantásticos para o Ubuntu.
O projecto GnoMenu tem como objectivo disponibilizar um conjunto de fantásticos Menus para o Ubuntu. Alguns desses Menus, são até imitação do que se faz de muito bom no Windows.
Para instalar o GnoMenu no Ubuntu 10.04 e 10.10, basta abrirem o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:
sudo add-apt-repository ppa:gnomenu-team/ppa && sudo apt-get update
sudo apt-get install gnomenu
Depois de instalado, vamos habilitar o GnoMenu. Para isso, vamos por exemplo carregar com o botão do lado direito do rato sobre a barra inferior e escolher a opção Add to Panel
Abrir-se-á uma janela, na qual devem procurar por GnomeMenu e em seguida carregar no botão Add.
Como já referido, o GnoMenu possibilita a escolha de um conjunto de Menus. Para tal, basta escolher na Combobox qual o Menu que desejam aplicar ao vosso sistema. A aplicação permite preview dos Menus, sendo assim mais fácil efectuar uma escolha. Além disso, é ainda possível proceder a um conjunto de personalizações para cada Menu escolhido (ex. tamanho dos ícones, efeitos, atalhos, etc)
Depois da escolha do Menu, carregamos em OK e o Menu fica de imediato disponível no local onde o invocamos. De referir que o novo Menu não substitui o Menu que vem por omissão, isto é, podem ficar os dois (ou mais) a operar no mesmo sistema. No entanto se o utilizador não quiser manter o antigo, pode fazer um remove from panel.
Segue abaixo um exemplo de um Menu (imitação Windows Vista/7)
Considerações finais
Realizei alguns testes com o GnoMenu e devo confessar que gostei bastante dos Menus disponibilizados. São Menus mais intuitivos, com um design mais interessante, e que primam pela simplicidade. Aconselho vivamente a experimentarem!
Artigos relacionados
O que já falamos sobre o novo Ubuntu 10.10
- Ubuntu Tweak 0.5.7 – Um presente para o novo Ubuntu 10.10
- Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat final disponível para download
- Experimente o novo Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
- Melhores novidades do Ubuntu 10.10 em vídeo
- Upgrade – Ubuntu 10.04 para Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
- Problemas a instalar o Guest Additions no Ubuntu 10.10 ?
- 5 Sugestões para o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat