Gestor de dispositivos no Ubuntu, sim é possivel
Os utilizadores dos sistemas operativos Linux, mais concretamente do Ubuntu certamente já se questionaram da não existência de uma aplicação gráfica, assim como no Windows, que permita visualizar os dispositivos da sua máquina.
O Gestor de Dispositivos (ou em inglês Device Manager), permite-nos verificar todos os componentes físicos que constituem a nossa máquina como por exemplo processador, gráficas, memória, discos, placas de rede, leitor de cartões SD, leitores de cartões RFID, etc etc.
Já conhecem o Gnome-Device-Manager?
O Gnone-Device Manager, é uma aplicação gráfica semalhante ao device manager do Windows e que verificar quais os dispositivos da nossa máquina e respectivas características.
Por omissão o gnome-device-manager não vem instalado no Ubuntu. Basicamente o gnome-device-manager é um frontend ou GUI para o serviço HAL (hardware abstraction layer). Este serviço foi desenvolvido pela RedHat mas é bastante utilizador pelo sistemas operativos Windows e MacOS. Para quem não sabe, o HAL é o serviço que se encarregam de exibir mensagens quando novos dispositivos são ligados à máquina, entre outras funções. Ao ligar por exemplo uma PEN USB, a presença de ficheiros faz com que o apareça uma mensagem com as opções de abrir directamente com um gestor de ficheiros fotos, com um determinado software, etc.
Como instalar o Gnome-device-manager
A instalação do gnome-device-manager é realizada com base num único comando. Para isso, basta abrirem uma janela do terminal e escrever o seguinte comando:
sudo apt-get install gnome-device-manager
E está feito.Para executarem o gnome-device-manager basta ir a Applications → System Tools → Device Manager.
Esta aplicação está disponível para outras distribuição como por exemplo RedHat/Fedora/Gentoo, etc.
Este artigo tem mais de um ano
Sysinfo
boa malha xD
Não tinha disto.
Muito obrigado, boa dica.
O que eu já vasculhei no sistema à procura disto.
Afinal tem de ser instalado.
Bah… 🙁
em menos de um minuto feito
não no ubuntu(já tentei uma vez instalar) mas no caixa magica
em menos de um minuto feito
não no ubuntu(já tentei uma vez instalar) mas no caixa magica 14. Já ou vi dizer que o caixa não presta mas é o que veio com o pc e não tou para substitui-lo por outro pois não tenho trafego ilimitado.
eu por acaso gosto do caixa magica. a primeira vez que usei um sistema linux foi numa feira de universidades e tava lá pc’s com caixa magica 12 e foi a primeira vez que mexi nao tao a fundo comomexo agora mas so para ir à net
Por acaso também desconhecia isto em Gnome mas como uso Mandriva 2010 KDE e essa distro tem um excelente Centro de Controlo nem dei pela falta disso.
Testem o live cd do Mandriva 2010 KDE e depois digam alguma coisa
Boa dica, por acaso já uso à algum tempo… mas não deveria ser gestor de dispositivos no gnome? 😛
Já agora para o ppl do fedora o comando é …
su -c ‘yum install gnome-device-manager’
Não conhecia. 😀 Boa dica.
Nunca senti falta, mas parece interessante 🙂
Obrigado Pinto!
Já agora uma sugestão:
Neste tipo de posts podiam fornecer um link “apt://”, assim ainda dava menos trabalho. Era só um click, meter a password e já está. 🙂
É o que eu sinto falta no linux, um sitio central que mostre todo o hardware com ou sem drivers para se ter uma visão geral.
É o que gosto mais mas também temos estes
Sysinfo.exe 0.7
HardInfo 0.5c
que agora me lembra
Ainda existe o lshw, que atualmente tem uma gui para o esse programa!
# sudo apt-get install gtk-lshw
site : http://ezix.org/project/wiki/HardwareLiSter/GUI
Em termos de organização dos componentes, este prog lshw-gtk parece-me melhor que o Device-Manager.
No karmic koala instalar lshw-gtk (o gtk-lshw n é encontrado)