PplWare Mobile

FreeNas 8.01 – Um autêntico servidor de ficheiros..gratuito

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. nuno says:

    hardware para instalar, alguem sabe? (pc nao)
    a ideia era comprar um NAS para instalar

  2. Ze says:

    Sem duvida uma boa opçao…eu proprio ja configurei varios.
    Tem montes de opçoes e configuraçoes possiveis e o melhor de tudo…. e livre 😀

  3. CMatomic says:

    Uma correção este sistema não um sistema linux , mas sim um sistema unix/FreeBSD

  4. Whoknows says:

    Tenho um a funcionar numa máquina antiga há vários anos…. Sem dar um único problema, excepto que uma pessoa até se esquece que existe…

  5. Helder says:

    Usado, aprovado e recomendado…
    Uso à 5 anos na minha empresa como servidor de ficheiros para cerca de 50 utilizadores, em 5 anos a única manutenção são os updates, de resto é sempre a bombar!
    É mesmo excelente!

  6. Nuno Pereira says:

    Sem duvida uma excelente opção… no entanto e para uma utilização mais “home edition” destinada mais para conteúdos multimédia, recomendo muito mais um unRaid Server da Limetech.

    O sistema de raid é muito mais vantajoso e sobretudo fléxivel para o utilizador individual… e mesmo não sendo “freeware”

  7. noosphere says:

    Eu realmente gostei muito de testar o FreeNas, no entanto faz-me falta o emule e com isso não tenho grande alternativas 🙁

    • Paulo Gerardo says:

      emule? isso ainda existe? 😀 se procurares vais ver que alguém já pôs isso a funcionar. é só seguires o tut e o emule vai bombar no freenas. Não esquecer que “under the hood” está um SO completo (freeBSD) por isso podes fazer/instalar praticamente tudo. Em tempos, e seguindo um tut, claro, pu-lo a fazer streaming de mp3, com várias playlists a tocar ao mesmo tempo e tudo.

  8. João says:

    Tenho uma duvida, li algures por ai que não é possível a quem tem versões anteriores realizar updates para esta versão. Alguém confirma isto.

    • PC says:

      Já uso o Freenas à muito tempo, e sim, está correcto, updates para esta versão não é possível.

      Podes no entanto instalar a nova versão de raiz e depois adicionar os discos existentes na antiga (sem perda de dados), foi assim que eu fiz.

    • Oli says:

      A unica coisa que tens que fazer é guardar a ultima configuração antes de procederes a instalação de raiz do freenas 8.01.. Depois de feita a instalação só terás que repor as configurações que fizeste backup antes da instalação e fica tudo a bombar de novo..

      Não sei se foi dito no artigo, pois não li o todo, mas para esta versão nova é preciso uma PEN no mínimo de 2GB e esta versão não verifica o tamanho da PEN.

      Retirado do site do FreeNAS:
      “The installer doesn’t check the size of the install media before attempting an install. A 2 GB device is required, but the install will appear to complete successfully on smaller devices, only to fail at boot.”

  9. Francisco Carvalho says:

    Parece-me um bom sistema. Alguém me pode dar uma opinião? acham que serve para instalar num servidor para fazer a gestão de uma escola?

  10. jose says:

    para que serve o ?
    “VMware Guest Tools”

  11. Manuel Mimoso says:

    Olá Pedro, Parabéns por mais um artigo muito interessante.
    Uma questão, quando em RAID 1 ou 5 um dos discos avariar qual é o comportamento no rebuild?
    Em soluções comerciais aconselho, se me é permitida a publicidade, a Synology.

  12. Carlos Vitorino says:

    Boas,
    Uso o freeNas 7 à alguns anos e assim como a maioria também acho 5*.

    Acontece que com a alteração da Motherboard no meu servidor, este fim de semana vou ter que reinstalar tudo. Dado que saiu a versão 8, tencionava migrar para esta nova versão, mas reparei que retiraram grande parte do software que usava regularmente na versão 7. Podem ver um comparativo entre as duas versões em: http://www.freenas.org/category/version-comparison … sinceramente, parece-me que vou continuar com a versão 7.

    Cumps.
    Carlos V.

  13. Redin says:

    Eu tenho alguma experiência sobre esta questão e aconselho sempre que utilizem a estratégia caseira. A utilização de um desktop assegura que em caso de avaria no hardware exista sempre no mercado a constante de substituição.
    Numa perspectiva de equipamentos proprietários existe o lado oposto. Qualquer avaria leva a que tenha de ser apenas corrigida com um sistema igual ou o recurso à propria marca.

  14. Paulo Teixeira says:

    Boas
    Parabéns pelo artigo.
    Ha uma coisa que nao percebi e preciso ter o disco formatado?? Se sim em que tipo de sistema de ficheiros??

    Abraço

  15. gteles says:

    Boa pergunta, tenho 4 discos de 500gb e nao queria ter de formatar… estao em ntfs…

  16. Fábio says:

    Se porta muito bem em rede gigabit, é mais rápido que no slackware, Só está dando uns lags em dias muito quente no HD 1TB barracuda, 52ºC. Esquenta pois tem muitas máquinas acessando ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.