Flash Player em Linux
Depois dos utilizadores se terem acomodado ao Linux muitos descobrem que o mítico Flash Player que lhes permite ver os vídeos do YouTube entre outros não está instalado no sistema, muitos tentam instalar via repositórios mas isso nem sempre funciona, logo a melhor forma do instalar é fazer uma instalação a moda antiga. Neste guia é tudo feito em 10 passos!
1. Façam o Download do Flash Player 9 para Linux que está no ficheiro tar.gz, vejam os links no fim do artigo, e para ser mais fácil coloquem o ficheiro numa pasta chamada Downloads na pasta Home.
2. Abram a Consola/Terminal e escrevam "cd /home/[nome de utilizador]/Downloads" no meu caso "cd /home/miguel/Downloads".
3. Agora, para extrair os ficheiros "tar xvfz install_flash_player_9_linux.tar.gz".
4. Depois de extraído temos de ir a pasta extraída "cd install_flash_player_9_linux/".
5.1. Para utilizadores de Ubuntu "sudo ./flashplayer-installer" e escrevam a Palavra-Passe do utilizador root.
5.2. Para quase todos os outros primeiro façam "su" escrevam a Palavra-Passe do utilizador root, depois "./flashplayer-installer".
6. Como queremos instalar vamos lá cliquem no ENTER.
7. Fechem todos os Browsers que estiverem a correr, e novamente ENTER.
8. Agora têm de colocar a localização do Browser no qual querem instalar o Flash Player, ora na para a maioria devem escrever "/usr/lib/mozilla" ou "/usr/lib/firefox". Caso não funcione abram com o gestor de ficheiros a pasta "/usr/lib/" e verifiquem aquela onde está instalado o Browser, e coloquem-a na Consola, não se esqueçam de meter as maiúsculas todas, caso as tenha.
9. Como queremos instalar escrevam "y".
10. Se quiserem instalar outro já sabem "y" se já estão cheios "n", e podem fechar a Consola.
Podem eventualmente em algumas distribuições terem de reiniciar a sessão depois disso já podem ir ao YouTube, ou outro parecido quem disse que era difícil instalar isto?
NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro e cedido ao Pplware.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux Download: Adobe Flash Player 9.0.115.0 [2.89MB] Homepage: Adobe
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde.
Este artigo é interessante, mas apenas contempla o Firefox. Eu, como muitos outros utilizadores do Ubuntu utilizamos Opera, e eu, pelo menos, ainda não consegui de forma nenhuma colocar o Flash a “correr” no Opera que é o meu browser favorito. Se alguém souber uma forma simples e eficaz para funcionar, agradeço imenso.
Muito bom artigo, mas não falam do mais difícil, que é instalar o Flash no Opera em linux.
Seja de que forma for, continuo a dar os meus parabéns por não se acomodarem apenas ao Windows (que vende mais) mas também às distribuições Linux
Acho que o a Adobe deveria juntamente com a Opera resolverem a situação.Afinal é do interesse de todos correr o Opera no Ubuntu, isto com animações Flash.
@Xguest
Boas,
Tenta fazer o seguinte:
Vais a pasta : /home/NOME_DO_UTILIZADOR/.mozilla/plugins
Copias o ficheiro libflashplayer.so para a seguinte pasta:
/usr/lib/opera/plugins
Depois já deves conseguir por o Flash a correr no Opera.
Nota: tens de executar estes passos como sudo.
Cumptz
Boas, para instalar o flash player no Opera penso que é so ir a pasta do Mozilla(“/usr/lib/mozilla”) e copiar o plug-in do flash para a pasta do opera.
Eu quando for ao Linux vejo isso e se nao for assim eu ponho aqui a solução.
Bem, na minha distribuição a instalação do plugin no firefox e no opera foi automática. No entanto se quiserem ter o flash player no opera para todos os utilizadores no sistema, podem ou escrever o directório onde têm o opera instalado no assistente como é explicado no tutorial (no caso da minha distribuição é em /opt/opera/), ou copiar o ficheiro “libflashplayer.so” para a pasta plugins do opera (no meu caso “/opt/opera/lib/opera/plugins/”).
Quanto à instalação automática, no linux por segurança, para instalarem o plugin no sistema devem ter direitos de administração nesse sistema. No entanto penso que no Firefox é possível instalar “automaticamente” (com a autorização do utilizador) um plugin na home do utilizador, não precisando neste caso de direitos de administração específicos. No entanto neste tutorial foi-vos explicado como fazer a instalação system wide.
@Nuno Santos
Já fiz isso e nada….
@Xguest
Boas,
verifica se na pasta /usr/lib/opera/plugins não tens outra tipo 9.26-20080218.6 (Versão do Browser) e coloca ai tb o ficheiro.
Cumptz
para quem utiliza o fedora pode utilizar o script easylife (http://www.dulinux.com-a.googlepages.com/) que instala automaticamente uma serie de pacotes proprietários como flash player,acrobat reader, codecs etc.
Já que o tema por aqui é linux, qual a distribuição que aconselham para um portatil com um Pentium 3 1.1 Ghz e 256 MB ram, que é para o meu filho de 5 anos se entreter sem mexer nas minhas maquinas?
É que tentei instalar o Ubuntu e não consegui (não passa dos 15%), consegui instalar o Fedora 8, e aquilo arrasta-se. Mas queria um S.O. que não se arrastasse e se possivel que conseguisse rodar o compiz-fusion.
Já agora o Portatil é um Gericom com uma grafica sis 630/730.
Pessoal. Por acaso nºao a versão 64bis do linux???? Se calhar é por isso estou só a perguntar.
😀 é essa a ideia pplware, estão a ir pelo bom caminho. Isto é, n q a maior parte dos artigos aqui colocados a respeito do windows e suas aplicações n sejam de gd interesse para mim, mas fico bastante contente por ver que os artigos sobre linux (low skills) para nos que ainda estamos a palpar terreno nesse SO começam agora a ser um habitue 😉
Thanks! Vem mesmo a calhar este artigo, faltava o flash no firefox do ubuntu…
Helder Santos, talvez devesses exprimentar o DSL (Damn Small Linux), pois parecem-me que todas as outras distribuições estão neste momento estão relativamente pesadas, para essa máquina, a não ser que vás usar versões antigas, mas essas já há muito que não são actualizadas…
Mas aviso que o DSL pode não ser propriamente fácil de instalar, vai com calma, e logo vês, mais uma coisa, não vais conseguir nessa máquina usar versões actuais do GNOME, KDE e XFCE, usa o BlackBox (acho que é o gestor de janelas por defeito do DSL), ou FluxBox. E para ouvir musicas o XMMS, para Browser é que não estou a ver grandes coisas, ouvi dizer que o Opera tem uma espécie de uma versão muito leve mas não percebi como funciona, no fundo saca o DSL que tem uns 50 Mb em http://damnsmalllinux.org/
Numa máquina assim é quase impossivel correr o Compiz-Fusion, para o correr com alguma fluidez e claro só com alguns efeitos, precisas de algo mais do genero Athlon a 2 Ghz, 1 Gb de RAM, gráfica PCI-E 128. Agora essa máquina não se vai aguentar de pé com o Compiz-Fusion.
Boas!
@Helder Santos
Ainda ontem consegui instalar o Ubuntu 7:10 num portátil praticamente com as mesmas características do que referes, tem o processador um pouco mais lento e gráfica penso que é Intel, e até deu som 🙂
Ainda não tive muito tempo para testar mais a maquina, mas pelo menos a correr o firefox aguenta-se bem.
De qualquer forma existe uma release do Ubuntu para maquinas mais antigas o http://www.xubuntu.org/ experimenta 😉
Hasta!
“muitos tentam instalar via repositórios mas isso nem sempre funciona”
Para o firefox vou ao synaptic e instalo o flashplayer-nonfree e funciona sempre
Parece bruxedo, estava mesmo a precisar disto, mas lá me consegui desenrascar, de qq forma sempre lá prás necessidades!
*OFF TOPIC*
Pessoal eu tenho um portatil asus A6va e já utilizo ubunto como SO alternativo à 1 de um ano, no entanto nunca consegui por a minha webcam a funcionar direitinho, alguém é capaz de me informar como é possivel??
Thanks
@carlos
Só que efectivamente tem havido um problema com a instalação do flashplugin-nonfree, mais precisamente versão 9 do Flash Player, em Ubuntu. Há uma falha ao nível do md5sum. E não parece que a questão se resolva depressa com a Adobe. No meu caso e de muitos outros utilizadores, desinstalei completamente a versão dos repositórios e instalei um .deb disponibilizado nos fóruns do Ubuntu (não sei se existe alguma via oficial). Limpinho.
E a dica que referiram acima funciona optimamente com o Opera. No meu caso limitei-me a fazer um symlink para a pasta dos plugins do Firefox.
Continuação de um bom trabalho, Pplware.
Eu não tenho esse problema. Já usei o Mandriva 2008 e agora uso o Caixa Mágica 12 (baseado em Mandriva 2008) que vem com o firefox, suportando flash.
Se quiserem uma instalação do ADOBE FLASH mais simples usem a versão .rpm
http://fpdownload.macromedia.com/get/flashplayer/current/flash-plugin-9.0.115.0-release.i386.rpm